Durante 14 dias, Jaraguá do Sul volta a ser um palco da música erudita. A partir deste domingo, os acordes irão embalar lugares inusitados e levar a música para vários cantos da cidade, em especial, a Scar. O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) chega a sua 11ª edição com diversas novidades e atrações. O idealizador e diretor artístico do Femusc, Alex Klein, indicou as cinco atrações imperdíveis.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região >>
Continua depois da publicidade
– A cada ano, o festival vem evoluindo. A ampliação do canto lírico, que ganhou uma série própria, e dos recitais, também com apresentações diárias, demonstra que o Femusc busca cada vez mais oferecer ao público novidades, e aos estudantes, oportunidade de qualificação profissional – enfatiza Klein.
O primeiro destaque será na segunda-feira, dia 18, com a abertura de uma série de concertos dedicados ao canto lírico, na sala de exposições. A mezzo-soprano Ana Hasler mostrará o ciclo de canções Winterreise, de Franz Schubert.
No dia 22, a Orquestra Sinfônica do Femusc se apresentará no Grande Teatro da Scar com Rasga Coração – Choros no 10, de Heitor Villa-Lobos, e La Valse, de Maurice Ravel, regida pela maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire. No programa está também a Sinfonia no 33, de Mozart, regida por Gordon Hunt e apresentada pela Orquestra Mozart, grupo formado para o ensino e desempenho de obras do período clássico.
Continua depois da publicidade
O terceiro destaque do 11o Femusc é a Orquestra Sem Maestro (com Leon Spierer) e a Orquestra de Professores. A apresentação será no dia 23. Leon Spierer foi o spalla (principal músico) no auge da Filarmônica de Berlim. Já a Orquestra de Professores é formada por membros de 40 orquestras profissionais e terá como solista a soprano Celine Imbert.
Esperadíssima é a Noite de Gala, que contará com o Projeto Serioso, a Camerata Promusc e a Orquestra de Violões. A apresentação será no dia 28.
Ópera
Pelo segundo ano, o canto lírico ganha destaque no evento jaraguaense. Desta vez, com a ópera Carmen, programada para o dia 29, às 20 horas. Klein destaca que será um evento marcante não apenas para a história do Femusc, mas também para a comunidade. Trata-se da primeira ópera encenada no festival, o que representa uma atração especial para Jaraguá do Sul. O espetáculo apresentará jovens cantores iniciando suas carreiras profissionais e dirigidos por um nome expressivo deste gênero, o professor Gino Quilico, com direção musical da maestrina Catherine Larsen-Maguire.
Continua depois da publicidade
SERVIÇO
O quê: Festival da Música de Santa Catarina (Femusc).
QUANDO: 17 a 30 de janeiro.
Onde: Sociedade Cultural Artística, em Jaraguá do Sul.
Quanto: entradas gratuitas. Seguindo o ritual dos anos anteriores, os ingressos serão distribuídos dois dias antes da apresentação na secretaria da Scar, das 8 às 20 horas ou até as entradas esgotarem. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos.