Faltando 12 dias para o feriadão de Carnaval, muita gente ainda está à procura do que fazer para curtir as mais badaladas e tradicionais festas do litoral. Por aqui opções não faltam para quem está em busca de agito – e diversidade – nos dias mais animados do ano.

Continua depois da publicidade

As duas principais folias da região se concentram em Navegantes e Balneário Camboriú. Na primeira cidade, as festas acontecem na rua e têm o ponto alto na segunda-feira de Carnaval, 7 de fevereiro, com o Navegay, um dos maiores blocos de sujos do Sul do país.

A tradicional comemoração em que homens se fantasiam de mulher e vice-versa tem novo endereço neste ano. Por recomendação do Ministério Público, a folia será na Avenida Beira-Mar de Navegantes, e não mais na Avenida João Sacavém. Toda a programação inicia às 15h ao lado do Colégio Sinergia e segue em direção à Praça Central, encerrando em frente ao Hotel Costa por volta das 23h30min.

– A ideia é dar mais segurança ao público. A Sacavém não comporta mais tanta gente, enquanto a Beira-Mar é mais larga. Outra desvantagem era que por causa da fiação na rua nós não podíamos aumentar os trios ou colocar bandas neles. Além do trânsito, claro, que ficava tumultuado e agora será bem mais fácil de contornar – comenta Carlos Sérgio de Souza, secretário de turismo de Navegantes.

A expectativa da prefeitura é manter os números do ano passado, quando aproximadamente 120 mil pessoas curtiram a festança. De acordo com o secretário, foram investidos em torno de R$ 65 mil na festa, que será acompanhada por cerca de 130 policiais e seguranças privados. Também haverá banheiros distribuídos por toda a extensão da avenida. Por enquanto 10 blocos confirmaram presença, mas Souza crê

Continua depois da publicidade

que cerca de 14 trios passem pela festa.

Se para os foliões o Navegay é sinônimo de diversão, para o município o evento faz a economia girar. Segundo o secretário, uma pesquisa informal realizada nos últimos dois anos apontou incremento de 100% na rede hoteleira, 95% na locação de imóveis, 27% em vendas nos supermercados e 30% nos restaurantes da cidade nesta época do ano.

Shows nacionais no Carnaval de Balneário

Em Balneário Camboriú a folia ganha outra cara: serão três dias de shows nacionais e gratuitos no Pontal Norte. De 5 a 7 de fevereiro, atrações como João Neto e Frederico, César Menotti e Fabiano, Katinguelê e Leo Rodrigues sobem ao palco sempre a partir das 19h.

Ademar Schneider, secretário de turismo de Balneário Camboriú calcula que o investimento no evento tenha sido de R$ 1,1 milhão. Ele acredita que o Carnaval da cidade tem potencial para se tornar um evento tão expressivo quanto o tradicional Réveillon:

– Temos uma expectativa muito positiva para este ano, principalmente porque o movimento de turistas no litoral está ótimo nesta temporada. Tanto que estamos prevendo um aumento de 15% no público em relação ao ano passado – diz Schneider.

Continua depois da publicidade

Para quem não quer ir aos shows, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico segue com a programação de desfiles e apresentações na Praça Almirante Tamandaré e Avenida Central. Ao todo serão 17 blocos de vários estilos, além de uma escola de samba.