Listas são sempre cheias de polêmicas e contestações. Nesta, que o zhEsportes publica hoje, não deve ser diferente. Mas, a começar pelos jogadores da Dupla, é possível citar o centroavante do Inter Leandro Damião como exemplo. Ele surgiu em 2010, mas estourou em 2011. É, portanto, uma revelação-destaque desta temporada.
Continua depois da publicidade
O mesmo ocorre com Mário Fernandes. Zagueiro de origem, foi na lateral-direita do Grêmio que o garoto apareceu para o futebol brasileiro. Em 2011. Um ano antes, já havia se destacado em algumas partidas, mas não com tamanha regularidade – que resultou em uma convocação não aproveitada para a Seleção Brasileira.
No meio, Oscar jogou muito bem no Inter no primeiro semestre. Convocado para o Mundial Sub-20, na Colômbia, voltou com a taça e como destaque da final: fez três gols sobre Portugal e ajudou o Brasil a conquistar o título. Teve um segundo semestre de altos e baixos. Oscilou boas atuações com partidas em que esteve completamente apagado.
A seguir, confira 10 jogadores que se firmaram em 2011 tanto no Brasil quanto no Exterior.
Götze – meia-atacante – Borussia Dortmund
Continua depois da publicidade
Considerado o “Messi alemão”, Mario Götze, 19 anos, exibiu vasto repertório de lances em 2011. Tem no arranque e no passe preciso suas principais características. Dribla com facilidade, mas também tabela e lança com muita categoria. É um meia que chega ao ataque pronto para concluir ou – mais corriqueiramente – deixar o companheiro pronto para finalizar e fazer o gol.
Vargas – atacante – Universidad de Chile
Aos 22 anos, Eduardo Vargas ajudou a Universidad de Chile a conquistar a Copa Sul-Americana com um futebol vistoso e eficiente. Aberto pela ponta direita, compunha o esquema 4-3-3 do time chileno com velocidade e precisão, principalmente ao chegar de trás – ou fechar pelo meio – e bater com força para marcar os gols.
Sturridge – atacante – Chelsea
Daniel Sturridge, 22 anos, é atacante e tem 1m88cm. No Chelsea, este inglês nascido em Birmingham atua também pelas pontas, principalmente pela direita, mesmo sendo canhoto. A perna esquerda, aliás, é uma constante em seus passes, arranques, dribles e gols corriqueiramente em jogadas que ocorrem pela ponta direita. É rápido, forte e tem bom chute.
Dedé – zagueiro – Vasco
O melhor zagueiro do Brasil em 2011 se destacou tanto na defesa quanto no ataque. Com 1m92cm, teve grandes atuações pelo Vasco por cima, de cabeça, bem posicionado, tirando bolas vindas de cruzamentos adversários. E também por baixo, mostrando técnica ao sair jogando com habilidade e velocidade. No ataque, fez gols de cabeça e com os pés.
Continua depois da publicidade
Marco Reus – meia-atacante – Borussia Möchengladbach
Revelado pelo Rot Weiss Ahlen, Reus defende o Borussia Möchengladbach desde 2009. Em grande forma, começou a temporada 2011 fazendo sete gols em 12 jogos. Versátil, o alemão chega com facilidade no ataque. Tem chute forte e preciso com ambas as pernas. Está nos planos do Bayern de Munique já para 2012. Tem 22 anos.
Oscar – meia-atacante – Inter e seleção brasileira sub-20
Depois de um primeiro semestre em que virou titular no Inter, Oscar, 20 anos, chamou a atenção pela velocidade e pelos dribles curtos, além dos chutes a gol e assistências. Não teve o mesmo desempenho no segundo semestre, depois de voltar da seleção sub-20 como destaque da conquista do título mundial, na Colômbia, em agosto, quando marcou os três gols na vitória por 3 a 2 sobre Portugal, na finalíssima.
Lucas – meia-atacante – São Paulo
Aos 19 anos, Lucas é uma das esperanças do São Paulo para 2012. Nesta temporada, mostrou um repertório de dribles e arrancadas espetaculares. Atua como meia-atacante, chega à área adversária com frequência e tem uma habilidade impressionante. Tais características o levaram à Seleção Brasileira de Mano Menezes.
Mário Fernandes – lateral-direito – Grêmio
O pulmão do Grêmio pelo lado direito recusou uma chance na Seleção principal, mas mesmo assim seguiu mostrando bom futebol. Aos 21 anos, Mário Fernandes deve continuar como titular na lateral gremista. Exibiu, em 2011, uma série de características que nem todos os laterais têm: força, técnica, passe, cruzamentos e velocidade. Sem dúvidas, pode voltar à Seleção – ou ser negociado por um bom valor a algum clube europeu – caso repita as atuações desta temporada.
Continua depois da publicidade
Leandro Damião – atacante – Inter
Da várzea ao Inter B, do Inter B ao time principal e à artilharia do Brasil em 2011. Leandro Damião foi um dos principais atacantes do país na temporada. Marcou 41 gols e ajudou o Inter a conquistar vaga na pré-Libertadores. Mostrou força, técnica e precisão. Fez gols fáceis, difíceis, dentro da área, fora da área, de cabeça. E até de bicicleta, contra o Flamengo, pelo Brasileirão. Tem chance de brilhar na Libertadores em caso de classificação colorada à fase de grupos.
Thiago Alcântara – meia-atacante – Barcelona
Depois de atuar no time B do Barcelona entre 2007 e 2011, apareceu no Barcelona principal tanto na meia como na ponta, como segundo ou terceiro atacante, aberto pelo lado esquerdo. Habilidoso e com passe preciso, tem no arranque outra característica que o coloca entre as revelações de 2011. Mesmo que possa defender a seleção espanhola, Thiago parece um brasileiro jogando, tamanha intimidade com a bola. O motivo é óbvio: ele é filho do campeão do mundo pela Seleção, em 1994, Mazinho.