Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 foram divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (Mec). A prova avalia a formação dos alunos de graduação nas universidades públicas e instituições privadas pelo país. Em Santa Catarina, os 10 cursos com as melhores avaliações atingiram o conceito 5, qualificação máxima.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

No Brasil, cerca de 492 mil graduandos de 30 áreas de conhecimento se inscreveram para a prova e mais de 370 mil alunos participaram do último exame, aplicado em novembro do ano passado. Em 2021, o Enade avaliou os cursos de bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia do ano 2 do ciclo avaliativo. 

Entre as áreas de conhecimento que foram avaliadas na última edição do exame estão ciências biológicas, exatas e da terra, ciências humanas, ciências da saúde, linguística, letras, artes e áreas afins. 

A partir da aplicação da prova, o Conceito Enade é calculado com a média da nota dos estudantes de cada curso. O objetivo é aferir o desempenho dos alunos em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação. 

Continua depois da publicidade

Só 2,3% dos cursos a distância têm nota máxima no Enade

Dos 10 cursos melhores avaliados entre as instituições públicas em Santa Catarina, sete graduações são ministrados em Florianópolis e três em Blumenau. Todas receberam notas superiores a quatro pontos e estão na faixa de conceito máximo da avaliação.

Veja a lista de 10 graduações das universidades públicas de SC mais bem avaliadas no Enade e notas:

  1. Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (IFSC) – 4.852
  2. Ciências Biológicas (UFSC) – 4.802
  3. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IF Catarinense) – 4.69
  4. Química (UFSC) – 4.641
  5. Música (UDESC) – 4.497
  6. Ciências Biológicas (FURB) – 4.442
  7. História (UFSC) – 4.384
  8. Letras/Inglês (UFSC) – 4.35
  9. Matemática (UFSC) – 4.249
  10. Ciências Biológicas (UFSC) – 4.194

Apesar de cobrar mensalidades, a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) é classificada como uma instituição pública municipal pelo Ministério da Educação por ser uma autarquia administrada pelo poder público. 

Em dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará outros dois indicadores com base no Enade: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Continua depois da publicidade