A boa convivência entre surfistas no mar vai além de habilidade nas ondas. Ela depende principalmente do respeito a regras básicas de etiqueta, essenciais para garantir a segurança e a harmonia entre todos, sejam locais ou visitantes. Para isso, o NSC Total selecionou seis principais regras de convivência que devem ser seguidas no mar de acordo com o Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf).
Continua depois da publicidade
Confira as regras básicas do “Haole”
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Conheça 16 escolas de surfe em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Entre as principais recomendações, está a necessidade de sempre consultar as condições do mar antes de cair na água. O cuidado inclui avaliar tamanho das ondas, direção do vento, correntes e presença de outros surfistas no pico.
Além disso, é indispensável verificar o equipamento, desde a prancha até o leash (a popular “cordinha”), item essencial para evitar acidentes e manter o surfista conectado à prancha em caso de queda.
Saiba mais sobre o surfe como esporte
O Ibrasurf destaca a importância de conhecer e seguir a ordem de preferência nas ondas: quem está mais próximo da origem da onda (o chamado “inside”) tem a prioridade. Invadir a onda de outro surfista, prática conhecida como “drop” ou “vácuo”, é considerado falta grave de respeito.
Continua depois da publicidade
Outros pontos de etiqueta incluem manter a calma em situações de conflito, evitar atitudes perigosas e respeitar o espaço dos colegas no outside (área de espera pelas ondas). Quem está aprendendo deve buscar áreas apropriadas e ter atenção redobrada para não comprometer a segurança dos demais.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro






