Depois de 25 dias, o Inter encerrou sua busca por um novo técnico. O clube confirmou a contratação de Dorival Júnior no início da tarde desta sexta-feira após uma reunião em Santa Catarina com o presidente Giovanni Luigi e com o diretor técnico Fernandão para o acerto dos últimos detalhes do contrato. O treinador chega para o lugar de Paulo Roberto Falcão, que deixou o cargo em 18 de julho.
Continua depois da publicidade
ENQUETE: Você aprova a contratação do técnico Dorival Júnior pelo Inter?
GALERIA: Confira fotos da carreira de Dorival Júnior como treinador
Segundo o repórter da Rádio Gaúcha, André Silva, Dorival ganhará R$ 350 mil por mês no Inter. Outras premiações por metas, como a classificação para a Copa Libertadores, também foram incluídas no acerto. O vínculo do treinador com o Inter irá até o fim de 2012.
Depois de ter sido demitido pelo Atlético-MG no último domingo, após a derrota por 2 a 0 para o Figueirense, Dorival ficou livre para negociar com o Colorado. O nome do treinador virou a opção número 1 com a não liberação de Paulo Autuori pelo Al-Rayyan – confirmada na noite de quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Detalhes separam Dorival do anúncio oficial
> Fernandão: “Vamos tentar anunciar o treinador nesta sexta”
> Dorival já teria acerto verbal com o Inter
> Jogadores do Inter se mostram pacientes com definição do novo treinador
Durante o período em que o Inter buscou o novo técnico, muitos nomes foram especulados. Cuca e Paulo Autuori estiveram próximos do acerto. Na última quinta-feira, quando já era dado como certo no Beira-Rio, o técnico do Al-Rayyan não recebeu a liberação do clube do Catar. Sem Autuori, a direção voltou o foco para Dorival, que acabou confirmado oficialmente como o novo treinador colorado.
Carreira do treinador
O novo técnico do Inter tem uma trajetória marcada por vários títulos estaduais e duas conquistas nacionais: a Série B pelo Vasco em 2009 e a Copa do Brasil, em 2010, pelo Santos. Dorival iniciou sua carreira como treinador no Figueirense em 2003 e venceu o Campeonato Catarinense no ano seguinte. Em 2005, chegou ao Fortaleza e também faturou o título estadual no Ceará. O técnico também passou por outras equipes como Criciúma, Juventude, Sport e Avaí.

Dorival obteve a sua maior valorização em 2007. Após levar o São Caetano até a final do Campeonato Paulista, eliminando o São Paulo nas semifinais da competição, o técnico foi contratado pelo Cruzeiro. Na equipe mineira, conseguiu a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro e classificou o clube para a Libertadores. Sem um acordo para renovação contratual ao final da temporada, se desligou do clube e assumiu o Coritiba, onde venceu o Campeonato Paranaense de 2008.

Em 2009, Dorival aceitou o desafio de treinar o Vasco da Gama na Série B e ganhou o título, levando a equipe de volta para a elite do futebol brasileiro. Em 2010, não renovou com o clube carioca e acabou indo parar no Santos, onde conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Após desentendimento com o atacante Neymar e com a diretoria, se desligou do clube paulista e acertou contrato com o Atlético-MG.
Continua depois da publicidade

A passagem pelo Galo não rendeu títulos ao treinador, que com uma campanha irregular no Brasileirão 2011, acabou demitido pelo clube mineiro com a derrota para o Figueirense, por 2 a 1, em Minas Gerais, no último sábado.
Ficha Técnica:
Nome: Dorival Silvestre Júnior
Data de nascimento: 25/4/1962
Naturalidade: Araraquara-SP
Clubes como treinador:
Figueirense (2003-2004), Fortaleza (2005), Criciúma (2005), Juventude (2005), Sport (2005-2006), Avaí (2006), São Caetano (2006-2007), Cruzeiro (2007), Coritiba (2008), Vasco da Gama (2009), Santos (2010) e Atlético-MG (2010-2011)
Principais Títulos:
2004 – Campeonato Catarinense (Figueirense)
2005 – Campeonato Cearense (Fortaleza)
2006 – Campeonato Pernambucano (Sport)
2008 – Campeonato Paranaense (Coritiba)
2009 – Campeonato Brasileiro Série B (Vasco)
2010 – Campeonato Paulista (Santos)
2010 – Copa do Brasil (Santos)
Próximos jogos:
14/08 – Bahia x Inter
17/08 – Inter x Botafogo
21/08 – Inter x Flamengo
