A reportagem do ‘AN’ percorreu os 10 terminais de ônibus de Joinville para verificar as condições de cada espaço. O levantamento foi realizado após questionamentos de leitores e da comunidade sobre a estrutura dos lugares. O diagnóstico foi realizado entre os dias 5 e 9 de julho e analisou questões relacionadas à estrutura, segurança, acessibilidade e acesso as informações nas estações.

Continua depois da publicidade

Os problemas mais comuns encontrados estão a falta de manutenção, conservação e a limpeza das unidades. Nas áreas externas, o abandono é mais visível – quase todos os terminais apresentam pintura gasta, os tetos têm partes mofadas e muitas catracas e grades enferrujadas. Já na parte interna, as complicações estão relacionadas as condições de higiene – como os banheiros insalubres -, acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de acesso às informações dos horários.

Além disso, muitos locais não contam com estrutura que proporcione conforto aos usuários quando é preciso esperar a chegada do ônibus por longos períodos, como por exemplo, estabelecimentos comerciais para alimentação. Os terminais da cidade foram inaugurados há mais de 15 anos e quatro deles tem quase 30 de construção.

Durante o levantamento, o ‘AN’ verificou que a estação mais antiga de Joinville é a que concentra a maioria dos problemas. O Terminal do Centro, construído no início da década de 1980, é de grande movimentação e qual o passageiro pode acessar todas as outras estações do município. Um dos principais itens constatados foi a situação da cobertura. Em alguns pontos, o telhado cedeu, deixando o usuário sem proteção nos dias de chuva.

Além disso, os banheiros desse terminal também estavam sem fechadura em algumas cabines e em péssimas condições de higiene. Outro fato verificado foi que no local não há nenhuma opção de loja ou estabelecimento dentro da unidade. Assim, as pessoas acabam se arriscando próximas as grades para poder comprar algum alimento nas lanchonetes e barracas externas ao terminal.

Continua depois da publicidade

Especialista avalia e aponta melhorias para o sistema de transporte coletivo de Joinville

RELATÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL

As condições dos terminais também foram pauta na Câmara de Vereadores. Em maio do ano passado, a Comissão de Urbanismo, dirigida pelo vereador Jaime Evaristo (PSC) e integrada pelos vereadores Richard Harrison (MDB), Fabio Dalonso (PSD), Adilson Girardi (SD) e Wilson Paraíba (PSB), elaborou um relatório expondo as condições das estações de ônibus de Joinville. O documento listava muitos dos pontos observados pela reportagem e também questões relatadas pelos usuários, como por exemplo, sobre horários e linhas.

Após o relatório, algumas itens foram melhorados, principalmente com relação a implantação de pisos táteis para deficientes visuais. Mesmo que tenham sido realizadas melhorias, a estrutura dos terminais da cidade ainda não está totalmente adequada para a utilização dos usuários de transporte coletivo. Nesta matéria você confere o diagnóstico completo feito pela equipe do ‘AN’.

A reportagem solicitou entrevista com a prefeitura e concessionárias do transporte coletivo, que preferiram se manifestar por meio de nota. A Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai fazer uma avaliação das necessidades de melhorias dos terminais. A administração municipal ressalta que realiza a limpeza e segurança dos locais. Sobre a acessibilidade, os imóveis passaram por adequações para atender os deficientes físicos e a próxima etapa será a implantação de acesso aos deficientes visuais.