Confira as dicas do que ver e ouvir na quarta edição do festival Jurerê Jazz em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Recomendação de Felipe Coelho

Violonista, mestre em música nos EUA. Já lançou quatro discos autorais, tem cinco circuitos nacionais e Prêmio Funarte de Música Popular.

Trio Corrente

Continua depois da publicidade

O Trio Corrente traz o que a música brasileira tem de melhor, que é o ritmo e o suingue, acoplada a um vocabulário jazzístico de improvisação digno de uma geração mais nova, que teve a oportunidade de se expor a essa informação e absorvê-la. O que vemos é o futuro da música nacional, mostrando artistas com algo que até hoje pouco se viu: o lado inato da brasilidade, que só tem quem nasce aqui, e uma consciência e instrução teórica de ponta. Também ressalto a escolha de repertório do Trio, que faz aquilo que eu acredito ser o futuro do instrumental no país – a fusão do choro com o jazz. Normalmente os jazzistas que tocam na formação de trio preferem o repertório americano ou, no caso da música brasileira, o repertório de Tom Jobim e alguns outros poucos.

Rivo Trio

Formado por músicos de destaque de Santa Catarina, o Rivo Trio é um grupo de verdadeiramente talentosos artistas que falam forte ao representarem a música catarinense como um samba-jazz modernoso, com influências do jazz, da música instrumental brasileira e com o pulso forte do samba e do pagode. Habilidosos em seus instrumentos, eles representam, na minha opinião, o que há de mais atual na música instrumental do Estado.

>> Jurerê Jazz terá Trio Corrente, Avishai Cohen e Lenine tocando com a Camerata Florianópolis

>> Israelense Avishai Cohen abre hoje o 4º Jurerê Jazz Festival, em Florianópolis

Recomendação de Alegre Correa

Instrumentista, compositor e produtor. Em 2010 recebeu um Grammy como guitarrista do disco 75, de Joe Zawinul & The Zawinul Syndicate, na categoria Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo.

Continua depois da publicidade

Trio Corrente

Destaque para a Master Class que será ministrada pelo baterista Edu Ribeiro, do Trio Corrente. Edu é um dos melhores de seu instrumento no Brasil e, com certeza, será uma grande oportunidade para bateristas de toda a região que puderem participar.

Avishai Cohen

Como destaque da programação internacional, considero que a abertura do festival é o grande espetáculo a ser visto e ouvido. Avishai Cohen Trio, de Israel, traz uma sonoridade nova, dentro da simplicidade e da genialidade da música.

Lenine e Camerata

Não posso deixar de indicar o trabalho de Lenine com a Camerata Florianópolis, pois ele é indubitavelmente um dos artistas de maior representatividade no contexto nacional, com composições originais, agora arranjadas para orquestra.

Continua depois da publicidade

Catarinenses

Vale conferir Luiz Gustavo Zago, grande pianista e arranjador local. Em contraponto, tem o trabalho do grupo Skrotes, que mescla a música eletrônica com influências do rock e do pop, uma boa mistura.