Seis candidatos disputam quem faz a cuca mais gostosa de Joinville neste sábado, dia 8 de junho. A grande final do 6º Festival de Cucas, evento promovido pelo “Jornal do Almoço” da NSC TV, ocorre na praça do Mercado Público, às 15 horas.
Continua depois da publicidade
Uma banca de jurados irá eleger a cuca campeã, e o vencedor será premiado com uma TV de LED full HD 40 polegadas. O evento é aberto ao público, que poderá comprar as delícias entre 9 e 18 horas.
As receitas finalistas serão feitas e vendidas por padarias parceiras do festival ao preço de R$ 15. Quer saber quais são as cucas que estarão esperando por você? Confira as receitas deste doce que já é tradição na mesa do joinvilense.
Ingredientes
Espuma
Continua depois da publicidade
1 xícara de água
1 colher de fermento de pão
1 colher de açúcar
1 colher de trigo
OBS: misture tudo e deixe descansar por 10 minutos.
Massa
1 xícara de leite morno
3 colheres de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
3 colheres de margarina
3 xícaras de trigo
1 colher de café de baunilha
1 colher de noz moscada ralada
OBS: misture todos os ingredientes e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Farofa
2 colheres de margarina
1 pitada de sal
Raspas de limão
1 xícara de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de óleo
OBS: misture todos os ingredientes delicadamente.
Recheio 1
1 lata ou caixinha de leite condensado
Suco de 2 ou 3 limões.
OBS: misture tudo e reserve.
Recheio 2
3 xícaras de mamão maduro picado
1 xícara de açúcar
3 cravos da índia
OBS: coloque para cozinhar o mamão, o açúcar e o cravo. Mexa bem e deixe no fogo por 10 minutos. Continue mexendo até ficar cremoso. Depois, reserve até esfriar.
Montagem da cuca
Depois da massa crescida, coloque na forma quadrada ou redonda untada com óleo ou margarina. Coloque o creme de limão devagar e, em cima, o mamão. Por último, a farofa. Deixe assar em forno pré-aquecido a um temperatura de 250 graus, por cerca de 35 minutos.
Atenção: é preciso fazer o recheio do mamão primeiro, para que ele possa esfriar. Depois, prepare a massa e deixe a farofa por último para que ela fique bem soltinha.

Confira a história de Josiane Brummer
Quando não está trabalhando no Hospital Municipal São José, a enfermeira Josiane Brummer fica na cozinha de casa, no bairro Comasa, fazendo cucas. Esse é um dos passatempos que ela mais gosta. A finalista da 6ª edição do Festival de Cucas de Joinville conta que a paixão pelas cucas veio da avó.
Continua depois da publicidade
– Desde criança, eu a observava fazendo os doces e fui aprendendo – explica. A enfermeira conseguiu ir para a final do concurso com a cuca de creme de limão, mamão e farofa. Ela optou pela escolha do mamão e do limão porque são as frutas que mais encontra no quintal do sítio da mãe, em Araquari.
– Achei que o creme de limão iria dar um toque diferente ao doce. Quando fiz a cuca, meus amigos gostaram. Eles disseram que ficou deliciosa, por isso resolvi inscrever a receita no concurso – afirma. Essa é a primeira vez que a Josiane participa do Festival de Cucas. E a enfermeira espera que o doce agrade ao paladar dos jurados.
– Eu gosto muito de cozinhar, principalmente para a família e os amigos. Até no trabalho, eu sempre levo um bolo para tomarmos café. E todo mundo sempre elogia as minhas receitas. Por isso acredito que essa cuca tem chances de ganhar – conta animada.
Leia mais:
Confira a receita de cuca de menta
Confira a receita de cuca de maracujá com coco
Confira a receita de cuca de abacaxi nevado
Confira a receita de cuca de banana, morango e farofa de cappuccino
Confira a receita de cuca de banana com doce de leite
Continua depois da publicidade