Seis candidatos disputam quem faz a cuca mais gostosa de Joinville neste sábado, dia 8 de junho. A grande final do 6º Festival de Cucas, evento promovido pelo “Jornal do Almoço” da NSC TV, ocorre na praça do Mercado Público, às 15 horas.
Continua depois da publicidade
Uma banca de jurados irá eleger a cuca campeã, e o vencedor será premiado com uma TV de LED full HD 40 polegadas. O evento é aberto ao público, que poderá comprar as delícias entre 9 e 18 horas.
As receitas finalistas serão feitas e vendidas por padarias parceiras do festival ao preço de R$ 15. Quer saber quais são as cucas que estarão esperando por você? Confira as receitas deste doce que já é tradição na mesa do joinvilense.
Ingredientes
Massa
500g de trigo
Continua depois da publicidade
100g de açúcar
50g de açúcar de baunilha
100g de leite em pó
2 colheres de banha rasa
2 colheres de nata rasa
100g de fermento biológico ou seco
1 pitada de sal
150g de gelo triturado
2 ovos
Recheio
1 abacaxi picado
Meia xícara de açúcar rasa
3 copos médios de água
4 colheres rasas de creme de confeiteiro
100g de coco in natura
Cobertura
200g de nata batida com 2 colheres de açúcar rasa
2 colheres de essência de
baunilha branca
100g chocolate branco
Preparo da massa
Colocar em um recipiente: trigo, açúcar, açúcar de baunilha, leite em pó, banha, nata, sal, fermento e o gelo. Amasse até ficar uma massa lisa. Deixar a massa crescer por mais ou menos uma hora. Depois é preciso untar a forma com margarina ou desmoldante e, quando a massa estiver crescida, é preciso sovar ou cilindrar para colocar na forma.
Preparo do recheio
Para preparar o recheio, é preciso colocar em uma panela o abacaxi picado, o açúcar, a água e deixar ferver por cerca de 20 minutos. Acrescente o creme de confeiteiro.
Preparo da cobertura
Bater a nata com a essência de baunilha e o açúcar até ponto de neve.
Montagem da cuca
Com a massa já crescida na forma, coloque o coco in natura e, por cima, o abacaxi. Leve para assar em forno pré-aquecido em 170º graus por 25 minutos. Deixe esfriar e, quando estiver totalmente fria, coloque a cobertura e o chocolate branco raspado por cima.
Continua depois da publicidade

Conheça a história de Rosane Freitas
O dia a dia da Rosane Freitas é na cozinha. A finalista do 6º Festival de Cucas de Joinville é confeiteira e sempre trabalhou em cozinhas industriais e em padarias. Atualmente, faz doces e salgados por encomenda.
– É uma grande satisfação porque eu gosto de cozinhar. Além de cucas, faço muitas outras receitas. E é muito gratificante saber que as pessoas gostam da minha comida – comenta.
Rosane, que é moradora do bairro Paranaguamirim, explica que já tinha ouvido falar do Festival de Cucas, mas nunca tinha participado. E, nessa edição, por iniciativa do filho, resolveu tentar. “Eu estava no mercado, fazendo compras quando me ligaram para avisar que eu tinha sido uma das finalistas.
Quase não acreditei e fiquei muito feliz”, revela a confeiteira. Rosane foi classificada no concurso com a cuca de abacaxi nevado. Uma combinação de abacaxi com coco, nata e chocolate branco. Ela conta que aprendeu a fazer cucas com a mãe, quando ainda morava em São Bento do Sul. Mas a receita do concurso surgiu depois de alguns testes.
Continua depois da publicidade
– Um dia eu fiz com doce de leite. Depois, tentei a receita com ganache, mas foi com a nata que ficou melhor. Então acrescentei o abacaxi e o coco, porque combinam. Se eu ficar em primeiro lugar, que Deus me abençoe, mas, se não, já valeu a experiência – finaliza.
Leia mais:
Confira a receita de cuca de menta
Confira a receita de cuca de maracujá com coco
Confira a receita de cuca de banana, morango e farofa de cappuccino
Confira a receita de cuca de banana com doce de leite
Confira a receita de cuca de creme de limão com mamão e farofa