Centenas vão às ruas neste domingo para o desfile em comemoração ao Dia da Pátria, o famoso 7 de Setembro. Confira a programação nas cidades de cobertura do Sol Diário:
Continua depois da publicidade
Itajaí – atenção para mudança de trajeto
Neste ano – em função da revitalização da Beira-rio – o desfile começa em frente ao Centreventos e segue em direção ao Mercado Público. Participam mais de 50 entidades, incluindo estudantes das redes públicas municipal e estadual, além da particular. A abertura do evento está marcada para 8h30min, com com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e município. Se chover, a marcha será cancelada – fique atento ao site da Secretaria de Educação.
Balneário Camboriú – dois desfiles
O município organiza dois desfiles. Pela manhã, no Centro, com concentração na Praça da Bíblia, a partir das 8h30min. A marcha vai passar pela Avenida Atlântica, em percurso que vai da Rua 1001 até o Mercure Hotel. À tarde, no Bairro da Barra, o desfile começa às 13h30min, na Avenida Hermógenes de Assis Feijó, na esquina com Rua Mário Eleutério Pinheiro, e segue até a Rua Antonio Corrêa.
Continua depois da publicidade
Camboriú – desfile pela manhã e à tarde
A prefeitura também organiza dois desfiles. O primeiro, no Monte Alegre, começa às 9h, na Rua Monte Agulhas Negas. Às 14h é a vez do Centro, com a marcha na Rua Coronel Benjamin Vieira. Participam escolas, centros de educação infantil, servidores municipais e instituições do município. O destaque fica para a Fanfarra Municipal de Camboriú, que anima os dois eventos.
Navegantes – tradicional fanfarra
O desfile começa 9h, na Rua Orlando Ferreira, em frente ao Centro de Cidadania, no bairro Machados, e segue em direção à igreja católica. A Escola de Educação Básica Adelaide Konder, que todos os anos organiza o evento, vai abrir o desfile com a tradicional fanfarra. Além das escolas, participam a Polícia Militar, Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários, Policlínica de Machados e ONG Pró-Bichos.
Penha – três dias de desfiles
A cidade organizou três desfiles em dias diferentes neste ano. Os primeiros, na sexta-feira e sábado, ocorreram em Armação do Itapocorói e na Santa Lídia, respectivamente, com a participação das escolas dos bairros e da fanfarra. Neste domingo, ocorre o maior dos desfiles, na Avenida Nereu Ramos, começando em frente à prefeitura, às 9h. Marcham 16 escolas da rede municipal, Apae, creches e entidades.
Porto Belo – diversidade cultural
O desfile na Avenida Governador Celso Ramos começa às 14h, em frente ao Sol de Verão, e segue até a Rua Alberto Leal Nunes, quando retorna pela Manoel Felipe da Silva até o Píer Municipal. Participam alunos das redes públicas municipal e estadual, além da particular, grupos de escoteiros, bombeiros, Apae e a a Fanfarra João Carlos da Silva. A diversidade cultural será o tema central do desfile deste ano. Caso chova, o evento será cancelado.
Continua depois da publicidade
Itapema – desfile no sábado
O município decidiu antecipar a comemoração e fez o desfile cívico neste sábado pela manhã. O mau tempo quase atrapalhou, mas quem foi à Avenida Nereu Ramos pôde acompanhar a tradicional marcha com 60 representações entre escolas e entidades. O tema deste ano era O Brasil e Suas Regiões.
Bombinhas – começa cedinho
O desfile começa às 8h, na Rua Leão Marinho, em frente ao Mercado Patris, no bairro José Amândio. A marcha segue pela Avenida Baleia Jubarte até chegar à sede da prefeitura. Participam alunos das redes públicas municipal e estadual, Apae, grupo da Melhor Idade, Corpo de Bombeiros, grupo de escoteiro Desbravador e as fanfarras do município. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.
Balneário Piçarras – a independência do povo
O desfile ocorre na Avenida Nereu Ramos, no Centro, e terá a Independência do Brasil e do Povo Brasileiro como tema. Haverá 34 representações, entre banda municipal, fanfarras, escolas, instituições, associações, organizações religiosas e organizações governamentais. A marcha começa 9h, com a saída no antigo terreno do Hotel Piçarras, próximo ao Centro Educacional Prisma. O trajeto segue em sentido sul-norte, até o cartório de notas e protestos.