Uma noite e um dia inteiro de diversão vão marcar os 149 anos do bairro Vila Nova, na zona Oeste de Joinville. Neste sábado e domingo, os organizadores esperam reunir o dobro do número de pessoas que participaram das comemorações do ano passado, quando mais de três mil prestigiaram a programação. Para atrair os joinvilenses, desfile nas ruas do bairro, concurso à rainha e comidas típicas da região.
Continua depois da publicidade
O evento é organizado pelo Conselho das Associações (Cavin), Sesc, Subprefeitura Oeste, associações de moradores e entidades sem fins lucrativos do bairro. Segundo o presidente do Cavin, Adilson Girardi, a proposta da festa é divulgar as belezas da região e reunir em um só local as comemorações mais tradicionais do bairro.
– Teremos barracas oferecendo gastronomia típica da festa do Arroz, da Banana, da Polenta e do Colono, além da animação com músicos da Bandoneon Fest – adianta.
As associações de moradores e demais entidades beneficentes do bairro também terão espaço na festa. Cada uma delas terá uma barraca à disposição para vender as delícias produzidas no Vila Nova, como o tradicional caldo de cana oferecido pelo Grupo Escoteiro Piraí e Conselho de Segurança do bairro.
Um ingrediente inédito da festa é o concurso para eleger a rainha. Sete candidatas, cada uma representando uma associação de moradores, buscam votos na comunidade para a eleição. A apresentação, divulgação e coroação das eleitas serão realizadas no dia 4 de julho, sábado, às 19h30, no ginásio do Sesc.
Continua depois da publicidade
No domingo, a movimentação maior deve ficar por conta do desfile com um percurso de três quilômetros. A saída está programada para as 9 horas, em frente ao Sesc Vila Nova, na rua Alvin Pasold, ao lado da Subprefeitura Oeste. Na ponta do desfile, a Associação das Bicicletas Antigas (ABA) vai mostrar a coleção mantida pelos irmãos Dilson e Dirceu Trapp.
Depois deles, na carroceria de um trator, vêm os bandoneonistas. A realeza da festa vem em seguida, também na carroceria de um veículo. Desfilarão a rainha, princesas, miss simpatia e as demais candidatas.
Segundo Girardi, o público pode participar de bicicleta, moto, carro, skate, patins, patinetes ou a pé.
A caravana sai pela rua 15 de Novembro e prossegue até a entrada do Parque 15, passando pela rua Márcio Luckow e o binário, na rua São Firmino. Segue pelo binário até a rua Bento Torquato da Rocha e retorna à rua 15 de Novembro e vai até o Sesc.
Continua depois da publicidade
No ginásio do Sesc, as atrações são variadas. Escolas e centros de educação infantil já preparam apresentações para o domingo. Grupos folclóricos, de dança, caratê, zumba, entre outros, também mostram seu talento.
História
O Vila Nova faz aniversário, oficialmente, no dia 5 de julho. Neste dia o bairro, comemora apenas 35 anos. Isso porque a lei que criou o bairro é de 1977 (Lei 1.526 de 5 julho de 1977). No Arquivo Histórico, o livro de Carlos Ficker menciona a fundação de uma comunidade no final da Estrada Blumenau, em fevereiro de 1866.
– Apesar dos números informais que nos mostram que o bairro é mais antigo, seguimos os números registrados pelo historiador – explica o vice-presidente do Cavin, Elpídio Zimmermann.
Segundo a história, o bairro nasceu em razão da necessidade de acesso entre a colônia de Joinville e a serra. Outro fato que levou a colônia a expandir-se foi o uso de trilhas para chegar aos terrenos, em geral no sentido rio Cachoeira-Serra do Mar.
Continua depois da publicidade
A rua 15 de Novembro, no início da colonização, recebeu a denominação de Estrada do Sul e há pouco tempo é conhecida pelo atual nome. Existem controvérsias a respeito da origem do nome do bairro. A localidade era conhecida por Neudorf (Vila Nova), mas por volta de 1940 passou a denominar-se Vila Nova, talvez em razão da proibição de se falar alemão durante a guerra.
Programação
Dia 4 de julho _ sábado
19h30 _ Eleição da rainha da festa
Local _ Sesc Vila Nova (rua Alvin Pasold s/nº, ao lado da Subprefeitura Oeste)
Dia 5 de julho _ domingo
09h00 _ Desfile nas ruas do Vila Nova
10h30 _ Abertura oficial (Sesc)
11h00 _ Apresentações culturais escolas
12h00 _ Almoço (gastronomia das festas do Arroz, Banana, Colono, Polenta e lanches variados como pastéis, cachorro-quente, caldo de cana, entrevero, churrasco, espetinho etc).
14h00 _ Apresentações culturais
17h00 – Encerramento