Os 167 anos de Joinville, celebrados no dia 9 de março, serão comemorados com uma série de eventos cívicos, culturais e esportivos que começam nesta segunda-feira e continuam durante o mês de março. A abertura oficial da programação acontece às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Prefeitura. A solenidade terá a presença da banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, do Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Guarda Municipal e dos alunos da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger.
Continua depois da publicidade
Na terça-feira, às 20 horas, a Sociedade Hamonia-Lyra recebe o Concerto de Aniversário de Joinville, apresentado pela Orquestra Acadêmica Villa-Lobos e com participação especial da Escola Municipal de Ballet, pertencentes à Casa da Cultura. O espetáculo terá repertório diversificado, com músicas clássicas e populares executadas pelos 50 músicos da orquestra, e será acompanhado por 20 alunos dos cursos de dança da Casa da Cultura.
Além de celebrar o aniversário da cidade, o concerto encerra a programação dos 50 anos da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), comemorados em 2017, e marca o início da temporada das atividades artísticas da Casa da Cultura neste ano. Os ingressos para o concerto são gratuitos e devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, na secretaria da Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Os ingressos estarão disponíveis até o dia do evento ou enquanto houver disponibilidade. Os alimentos arrecadados serão encaminhados aos abrigos e instituições atendidas pela Secretaria de Assistência Social (SAS).
Na quarta-feira, às 20h, no Teatro Juarez Machado, é a vez do Concerto Especial dos 100 anos do 62º Batalhão de Infantaria em Joinville. A banda do Batalhão fará uma apresentação com clássicos da música mundial.
A programação da semana do aniversário continua com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca. O evento será na quinta-feira, às 19h, no Teatro Juarez Machado, e os homenageados com a maior comenda do município são o empresário José Henrique Carneiro de Loyola e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Continua depois da publicidade
Homenagem ao imigrante e desfile
Na sexta-feira, 9 de março, dia do aniversário de Joinville, a programação será aberta às 9h com a Homenagem ao Imigrante. O evento acontece na Casa da Memória, anexa ao Cemitério do Imigrante, e vai receber o público com apresentações de choro com o Grupo Sambaqui e com o Conjunto de Choro da Escola de Música Villa-Lobos.
Neste ano, a Homenagem ao Imigrante também prestigia o bicentenário de nascimento de Ottokar Dörffel, imigrante alemão que criou o primeiro jornal de Joinville e que atuou intensamente na política da cidade.
E como fechamento da semana de comemorações dos 167 anos de Joinville, às 17h acontece o desfile de 9 de março. A parada terá a participação de 70 grupos e cerca de 3,5 mil integrantes, incluindo representantes da força de segurança (62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Bombeiros Voluntários); escolas municipais, estaduais e particulares; clubes de serviço; entidades sociais; grupos folclóricos; além de atrações como carros antigos, motocicletas e bicicletas.
Outras atrações comemorativas
De 2 a 13 de março, acontece a Semana Municipal da Bicicleta, realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran) e do Departamento de Trânsito (Detrans), em parceria com o Movimento Pedala Joinville. A programação do evento inclui exposições de bicicletas antigas, atividades educativas e palestras, que acontecerão em diferentes locais da cidade.
Continua depois da publicidade
No dia 11 haverá a Meia Maratona de Joinville. A largada será no Centreventos Cau Hansen, às 6h30. Além dos 21 quilômetros da meia maratona, haverá provas de 5 km e 10 km, e caminhada de 5 km.
No dia 13, o trio argentino Bourbon Sweethearts se apresenta no Shopping Mueller. No repertório, sucessos e músicas autorais, ao ritmo de blues, jazz e calipso. O show acontece às 19h30 e a entrada é gratuita.
Entre os dias 23 e 27, será feita uma programação específica em comemoração aos 200 anos de Ottokar Doerffel.