O feriado de Páscoa terá diversas celebrações nas igrejas e ruas de Florianópolis. A maioria das paróquias começou as confraternizações no domingo de ramos, que ocorre uma semana antes do ápice da Páscoa. A Semana Santa terá como ponto alto as encenações da paixão de cristo e as celebrações da ressurreição de Jesus.

Continua depois da publicidade

Na Capital, a programação tem atrações espalhadas por diferentes regiões da cidade. Boa parte delas acontece na Catedral Metropolitana de Florianópolis, no centro. Ali, a abertura das cerimônias ocorreu no Domingo de Ramos (14), que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

Na quinta-feira Santa (18), a Catedral receberá os bispos, padres e diáconos da Arquidiocese, para a Santa Missa Solene do Crisma, com a bênção dos Santos Óleo da Crisma, dos Enfermos e do Batismo. Horas mais tarde, às 19h30min de quinta, se dará início a missa que irá recordar a Última Ceia e a cerimônia de lava pés.

Na sexta-feira Santa, às 15h, é celebrada a Paixão, Morte e Sepultura do Senhor, seguida pela descida da cruz e procissão do Senhor Morto ao redor da Praça XV, às 18h, no Centro.

No sábado Santo não há programação, apenas uma vigília pascal. Neste dia a Igreja guarda silêncio.

Continua depois da publicidade

No domingo de Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Cristo, haverá missa em quatro horários: 7h30, 9h30, 18h e 19h30.

Confirma o restante da programação em Florianópolis

Ribeirão da Ilha

A comunidade do Ribeirão da Ilha acompanha há 36 anos a encenação da Paixão de Cristo feita pela paróquia Nossa Senhora da Lapa. O roteiro mescla as cenas do calvário de Jesus Cristo com a temática abordada pela campanha da Fraternidade, que este tem como temática “Fraternidade e Políticas Públicas”.

A apresentação ocorre sempre na sexta-feira santa (este ano, 19 de abril), às 18h30, na praça da Igreja Matriz do Ribeirão da Ilha.

Não há cobrança de ingresso. O espetáculo é montado e encenado a partir do trabalho voluntário dos moradores das comunidades do sul da Ilha e alguns integrantes de outras regiões de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Após a Encenação o público é convidado a participar da Procissão do Senhor Morto que percorre as ruas da Freguesia do Ribeirão da Ilha.

O espetáculo é montado e encenado por 110 atores formados por moradores das comunidades do sul da Ilha e voluntários de outras regiões da Capital.

Teatro do CIC

Mais de 100 jovens, atores amadores do Movimento de Emaús de Florianópolis, apresentam mais uma edição da encenação da Paixão de Cristo no teatro do CIC. O espetáculo vai relembrar os últimos passos de Jesus, num momento de fé e emoção. Os valores arrecadados serão destinados a instituições carentes da cidade.

Neste ano, será realizada no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC) em duas sessões (às 17h30 e às 20:30h) no dia 19 de abril, sexta-feira Santa.

Continua depois da publicidade