Florianópolis será o centro das atenções do atletismo no Brasil neste fim de semana. A capital catarinense recebe mais de dez mil atletas do Brasil e de 15 países na Maratona Internacional de Floripa Cosan. Esta é a terceira edição do evento esportivo. As provas de 42, 21, 10 e 5 quilômetros será na manhã de domingo, mas a programação inicia na quinta-feira, com a entrega dos kits aos corredores inscritos.

Continua depois da publicidade

As largadas, no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, começam a partir das 6h de domingo. Às 6h larga a elite feminina e portadores de necessidades e 10 minutos depois a elite masculina e demais corredores que farão os 42km da maratona. Às 6h40min está marcada a largada para a meia maratona (21km) e das provas de 10 e 5km. O evento atingiu o limite técnico de 10 mil corredores com um mês de antecedência.

Estes começam a retirada dos kits (número e chip de cronometragem) a partir de quinta-feira. Os inscritos deverão comparecer a Decathlon Florianópolis, na Rodovia SC-401, entre quinta e sábado (22, 23 e 24 de agosto), das 10h às 22h, portando documento com foto ou comprovante de inscrição. A organização informou ainda que não serão entregues kits no dia do evento e estima que o sábado deve ser o dia com maior movimento de participantes para a retirada.

– Além de ser um grande evento esportivo, a Maratona Internacional de Floripa estimula o setor turístico, hoteleiro e gastronômico da cidade por receber milhares de atletas de outros estados e países. Justamente por esse motivo nós pedimos para que os atletas que moram na cidade ou região, ou até mesmo aqueles que já estiverem por aqui, que evitem deixar para a última hora para retirar o kit, pois sábado é o dia de maior volume – ratifica Mauricio Santos, responsável por gerenciar a entrega de kits da prova.

Lançada em 2017, a Maratona Internacional de Floripa é organizada pelo Grupo STC e considerada a maior corrida de rua de Santa Catarina em número de participantes. A estreia teve a presença de 6 mil corredores e atingiu 8 mil atletas no ano passado. O percurso plano e rápido é um atrativo e fez prova ser eleita a rápida do país pela revista Contra Relógio e pelo anuários dos maratonistas.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina.