Por que é preciso gerar menos lixo? Como fazer para diminuir os resíduos que produzimos no dia a dia? O que nosso consumo tem a ver com a geração de lixo e o desperdício de recursos naturais? Para responder a essas e outras questões, mais de 70 atividades gratuitas, abertas ao público, acontecem em Joinville a partir de amanhã (19), em vários pontos da cidade.

Continua depois da publicidade

A programação faz parte da Semana Lixo Zero Joinville, que está em sua quinta edição e ocorre até o dia 28 de outubro. Nesta sexta-feira, a abertura oficial ocorre às 14h, com o Plogging – Caminhada e Limpeza. Criado na Suécia, o esporte que mistura atividade física e conscientização ambiental é organizado pela primeira vez na cidade pela Associação Desportiva Embraco (ADE) em parceria com a Semana Lixo Zero Joinville.

Os participantes sairão da sede da ADE, localizada na rua Rui Barbosa, 925, bairro Costa e Silva, com luvas e sacolas. Enquanto caminham em um percurso pré-definido, eles vão recolher resíduos descartados incorretamente ao longo do caminho. A participação é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas neste link.

Também dentro da programação da SLZ Joinville, está prevista, das 7h30 às 11h30, a palestra “A Poluição Plástica dos Oceanos”, na Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, localizada no Vila Nova. A palestra, que será apresentada para cinco turmas da escola, é organizada pela voluntária da Semana, Alice Damam.

Ainda na sexta-feira, das 15h às 17h, será realizada a oficina “Aproveitamento Integral de Alimentos”, na cozinha do Shopping Muller. Será mostrado como é possível aproveitar partes de alimentos (como cascas, sementes e talos) para fazer receitas com bastante sabor.

Continua depois da publicidade

A oficina é organizada pelo programa Mesa Brasil, do Sesc, em parceria com o projeto Sabor de Sobra, da Univille. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mesabrasilcaj@sesc-sc.com.br. O endereço do local da oficina é Rua Senador Felipe Schmidt, 235, Centro.

Programação da Semana Lixo Zero Joinville no fim de semana

Há atividades da Semana Lixo Zero Joinville também acontecendo durante o final de semana. No sábado (20/10), haverá o mutirão de limpeza na Ilha do Morro do Amaral, a partir das 9h. Haverá luvas e sacos disponíveis para os voluntários. Quem participar, deve vestir roupas leves, calçados que possam molhar e levar água e lanche para consumo próprio. A ação é organizada pelo Coletivo de Limpeza Voluntária de Rios, Mangues e Praias de Joinville. Mais informações sobre a atividade neste link.

No domingo (21/10), a programação é voltada para mamães, papais ou qualquer pessoa que tenha interesse no universo da maternidade e paternidade mais sustentável. No coreto da Casa do Capitão (Rua Saguaçu, 212, Saguaçu) será realizada, das 10h às 12h, a roda de conversa “Criação Consciente”. Serão tratados temas como amamentação, parto humanizado, terapias naturais, fraldas de pano, alimentação consciente, pais e mães corresponsáveis. A participação é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas neste link.

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

Para conhecer todas as atividades previstas na Semana Lixo Zero Joinville 2018, basta acessar a agenda do evento, neste link. Neste ano, a Semana vai trabalhar o tema “Ser Lixo Zero é uma Atitude Cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Na cidade, o evento é patrocinado pela Neogrid, Metronorte, Fliperama Espaço Colaborativo e Fundação Instituto Tecnológico de Joinville. A organização é da Rastro Soluções Sustentáveis em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, o que significa ser lixo zero?

Significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas, em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviados para o aterro sanitário da cidade.