Depois do recesso de férias, é hora de as atividades teatrais retornarem aos palcos de Joinville. A terceira edição do Verão Teatral começa nesta quinta-feira, com 12 peças locais e um grupo convidado, em 24 sessões nos próximos 39 dias.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Grupo carioca Marias da Graça abre o Verão Teatral de Joinville

Confira a programação completa do Verão Teatral Joinville 2015:

19 e 20 de fevereiro, às 20h30min

Continua depois da publicidade

O quê: Duas Palhaças

Quem: As Marias da Graça (Rio de Janeiro)

Sinopse: Duas palhaças com personalidades bem distintas, conversando sobre as questões existenciais da vida. A amizade…. Em um momento uma manda e a outra obedece em outro momento a que manda, amolece… Duas palhaças e o sentimento… O choro, o toque, a distância e a aproximação. Procuram entender o que os cabelo s loiros de um Príncipe, têm a ver com os trigos de ouro…. E elas entendem.

Classificação: Livre

21 e 22 de fevereiro, às 20h30min

O quê: Lá na Lua

Quem: Dionisios Teatro

Sinopse: Fui pra lua e levei… Um violão? Um cavalo? Um carrinho de picolé? Em “Lá na Lua” a gente pode levar o que quiser, é só se deixar envolver pelas canções e histórias que compõem este espetáculo. Inspirado em lendas sobre a lua, com histórias e canções próprias e com uma pitada de brincadeira, a Dionisos convida as crianças e seus adultos a participarem desta serenata para nossa divertida e misteriosa Lua.

Classificação: Livre

26 e 27 de fevereiro, às 20h30min

O quê: O Carteiro

Quem: Essa é Cia

Sinopse: A peça teatral O Carteiro, inspirada no livro O Carteiro Chegou de Allan Ahlberg, traz para a cena o cotidiano de um carteiro que entrega cartas no mundo encantado dos clássicos literários infantis. Alegre e bonachão, este personagem percorre com sua bicicleta por vales, florestas e até as nuvens e se depara com príncipes e princesas, ursinhos e até bruxa. Mas o Carteiro, não se intimida e faz todo o possível pra que as cartinhas cheguem ao seu destino. Embarque na garupa do carteiro e venha curtir essa emocionante aventura.

Classificação: Livre

28 de fevereiro e 1° março, às 20h30min

O quê: Defeito de Família

Quem: Cia de Artes Cênicas Atos

Sinopse: Defeito de Família, parte do musical À Brasileira, inspirado no texto de França Jr aproveita o jeitinho brasileiro para esconder uma herança genética. Em forma de Teatro revista, é uma comédia que divide com a plateia a chegada do noivo prometido e a revelação do segredo guardado entre mãe e filha.

Continua depois da publicidade

05 e 06 de março, às 20h30min

O quê: Vida longa, amor, sexo e esclerose

Quem: Teatro Novo Tempo

Sinopse: Vida Longa, Amor Sexo e Esclerose conta a hilariante história do velório de Leo, vulgo Mausoléu, um longevo senhor de 102 anos e tudo o que acontece nesta noite tragicômica e seus personagens surpreendentes.

Classificação: Livre

07 e 08 de março, às 20h30min

O quê: Em Alto Mar

Quem: Cia Rústico Teatral

Sinopse: Numa Jangada à deriva em pleno oceano, três náufragos enfrenta um problema sério: a comida acabou. Numa decisão radical, resolvem que um deles deve ser devorado pelo bem dos outros. Porém, quem deve ser sacrificado? É possível defender um conceito de justiça numa situação dessas? Para tentar salvar a pele e rechear o estômago, as personagens passam pelos mais diversos sistemas de organização política possíveis, reproduzindo, em seu pequeno microcosmo social de três pessoas, as relações grupais que os seres humanos costumam desenvolver para se autoafirmar e conquistar o prestígio, poder e oprimir o mais fraco. Quem domina quem?

Classificação: 14 anos

12 e 13 de março, às 20h30min

O quê: Só uma Palhaça Só

Quem: Grupo Meroacidente

Sinopse: Na sala de sua casa, numa tentativa constante de solucionar, definitivamente, a sensação de estar deslocada do mundo, Everline conta sua trajetória de vida. Se autointitula empreendedora artística (desempregada) e busca soluções inusitadas, deixando clara a sua inadequação. Diante dos diagnósticos terapêuticos e de se sentir definitivamente rotulada, Everline relembra histórias da sua infância, em meio a um emaranhado de sensações, questionamentos e brigas com cigarros, livros, balanças e bonecas. Sua busca está em encontrar a sua própria verdade.

Classificação: 14 anos

14 e 15 de março, às 20h30min

O quê: Bartolomeu em Tempos de Voo

Quem: Cia de Teatro de Repertório da Univille

Sinopse: O espetáculo montado pela Cia de Teatro da Univille, com direção de Ângela Finardi, foi concebido a partir de fragmentos de vários livros de Bartolomeu Campos Queirós: “Por Parte de Pai”, “Ler, Escrever e Fazer Conta de Cabeça”, “Ciganos”, “Antes do Depois”, “Tempo de Voo”, “O Fio da Palavra” e “Sem Palmeira ou Sabiá”. A dramaturgia tem como ponto de partida a ideia de que “a memória abarca tanto o vivido quanto o sonhado”, expressa na prosa poética de Bartolomeu. A encenação faz uso de recursos como projeção de desenho animado, sombras, dança e como não poderia deixar de ser, valoriza a palavra falada e escrita.

Continua depois da publicidade

Classificação: Livre

Quanto: Gratuito

19 e 20 de março, às 20h30min

O quê: Beata Maria do Egito

Quem: Grupo Navegantes da Utopia

Sinopse: A Beata Maria do Egito é uma história inspirada na tradição das beatas de Juazeiro do Norte, Ceará, do século 19. Na trama, que se passa em 1914, a beata Maria do Egito recruta populares para se juntarem à rebelião que Padre Cícero lidera em Juazeiro contra o governo de Franco Rabelo. Seu caráter revolucionário incomoda as autoridades políticas e isso faz com que o latifundiário coronel Chico Lopes, chefe político de uma pequena cidade por onde ela passa, obrigue o tenente João, autoridade policial, a prendê-la, o que traz uma grande tensão ao enredo, causada pela iminência de um ataque dos romeiros que querem libertar a Beata.

Classificação: Livre

21 e 22 de março, às 20h30min

O quê: Quem Roubou Meu Futuro

Quem: Abismo Teatro de Grupo

Sinopse: Um grupo de jovens decide fazer teatro e tem um grande dilema. Sobre o que falar? Sylvia Orthof é nossa inspiração. Partindo do texto “Quem roubou o meu futuro? o Abismo Teatro de Grupo traz para a cena as inquietações da juventude atual – o que ser, o que fazer, para onde ir – e questiona o presente. A voz é alta. O Abismo assume seu papel de agente transformador da sociedade.

Classificação: Livre

26 de março, às 20h30min

O quê: Cosquinhas Por Favooor

Quem: Cia Cheios da Graça

Sinopse: O que acontece quando 4 palhaços se juntam para brincar de contar histórias numa peça de teatro? Acostumados a reviver histórias no Clown Playback, a Cia Cheios da Graça vem neste novo espetáculo compartilhar novas e velhas histórias. Como assim? Através de uma pesquisa sobre o ato de brincar e inspirado nas histórias de infância dos atores nasce: Cosquinhas, por favooor.

Classificação: Livre

27 de março, às 20h30min

O quê: Fratello Franscesco

Quem: Pequeninus Produções Artísticas

Sinopse: Um espetáculo de 40 minutos que une narração de histórias, teatro e música ao vivo. São contos sobre a vida de Francisco de Assis, com composições inéditas feitas especialmente para esse espetáculo. Um espetáculo musico-teatral para crianças e adultos, um história de amor à vida.

Continua depois da publicidade

Classificação: Livre

28 e 29 de março, às 20h30min

O quê: Leitura Dramática: Canto Conta Zumbi

Quem: Grupo de Teatro Canto do Povo

Sinopse: Abordando a temática “50 anos do golpe militar no Brasil”, O Canto do Povo apresenta Canto Conta Zumbi, texto clássico de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri com músicas de Edu Lobo. O texto altera a estrutura tradicional do gênero dramático, com suporte em uma proposta épica e crítica. Trata-se de colocar em cena um episódio complexo da história brasileira: a luta dos quilombolas de Palmares e sua resistência ao jugo português.

Classificação: Livre

Onde: Galpão do Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (Rua Quinze de Novembro, 1.434, América, Joinville)

Quanto: R$ 20 e R$10 para estudantes, professores e idosos. Ingressos antecipados no Capitão Space Batataria e Pizzaria (Avenida Marquês de Olinda, s/n, Santo Antônio, Joinville) e uma hora antes do início na bilheteria do teatro

Informações: teatroemjoinville.com.br