Jaraguá do Sul completa 139 anos de história neste sábado. Mais do que celebrar a maturidade de uma cidade que se desenvolve a cada dia, este fim de semana é dedicado a todos os seus moradores: é com base nisso que uma extensa programação foi criada, presenteando todos os jaraguaenses – de nascimento ou de coração. Confira o que a cidade abriga neste fim de semana de aniversário.

Continua depois da publicidade

Desfile e bolo

Para comemorar os 139 anos da cidade, a tradição não é deixada de lado. O desfile de aniversário come- ça às 15 horas na rua Walter Marquardt e conta com a participação de cerca de 50 entidades – em uma das maiores edições do desfile jaraguaense, que no ano passado contou com 42 entidades. Serão quase três mil pessoas passando pela avenida, 500 delas idosas. Se houver chuva, a organização pode cance- lar o desfile, mas a decisão será tomada apenas na hora do evento. Depois, as atividades concentram- -se no Parque Municipal de Eventos, com atrações contínuas até a meia-noite – quando encerra-se o tradicional baile que embala a noite.

Após a passagem dos grupos, é a hora de servir o bolo, que tem o peso dos anos da cidade: serão 139 quilos do quitute, que será distribuído no pavilhão B do Parque de Eventos a partir das 18 horas. O Núcleo de Panificação da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) é quem assina o preparo do bolo gigante, que segue os mesmos moldes do ano passado: cada panificadora faz alguns bolos que serão unidos em uma grande mesa no pavilhão.

Continua depois da publicidade

Baile do Atirador e Escolha da Rainha da Schüzenfest

Um dos momentos mais aguardados começa às 20 horas, quando as 15 candidatas

a rainha da Schützenfest fazem sua apresentação ao público e aos jurados. As jovens são representantes dos clubes e sociedades de tiro do Vale do Itapocu. Para escolhera representante de beleza jaraguaense, jurados vão avaliar beleza facial, elegância e postura, comunicação e expressão verbal e desenvoltura na passarela. Segundo a coordenadora dos projetos culturais da Schützenfest, Rúbia Friedemann, os avalia- dores entendem da cultura germânica e não têm vinculo com as candidatas.

– Não divulgamos o clube ou sociedade de tiro dos quais as meninas são membros,

justamente para não influenciar na decisão – destaca Rúbia.

O presidente da Fundação Cultural, Sidnei Lopes, explica que a rainha é embai- xadora da festa. Como a cidade não tem escolha de miss, a rainha é responsá- vel por representar a beleza jaraguaense nos demais eventos. Um dos critérios para ser rainha é ser membro da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu. Rúbia destaca que a rainha pode ser de qualquer cidade da região, pois a festa do atirador representa a cultura do vale. Após a entrega da faixa, começa o baile ao som da Orquestra Anuska. A fes- ta continua até a meia-noite, pois, como lembra Sidnei, é preciso guardar energia para as atividades do domingo.

Festa das Etnias

Na sequência do desfile, começa a Festa das Etnias, marcada para as 16 horas no pavilhão A do Parque de Eventos. As associações que representam as diversas descendências étnicas jaraguaenses marcam presença no evento, que comercializa pratos típicosde cada uma – ótima oportunidade para explorar os sabores dos imigrantes. Participam a Associação Húngara de Jaraguá do Sul, a Associação Polonesa, o Círculo Italiano, a Liga dos Grupos Folclóricos, o Centro Cultural Neue Heimat e o Grupo Folclórico Regenwalde. Os valores dos pratos variam de R$ 3 a R$ 8 e também será vendido chope.

Continua depois da publicidade

No cardápio, os húngaros trazem Strudel e café; os poloneses, pieroge com dois tipos de molho; os italianos preparam macarrão com dois molhos; os alemães apresentam sanduíche com linguiça assa- da, cambole de capilé e café; e os representantes da cultura negra ofertam milho verde e canjica.

Porém, não é só com comida que as etnias se preservam. A partir das 19 horas, o pavilhão começa a receber as apresentações dos grupos folclóricos ligados a cada etnia.

Jaraguá Adventure – Pedala Jaraguá

O aniversário da cidade marca mais um passeio ciclístico do grupo Pedala Jaraguá. Desta vez, o percurso é de nível alto e deve exigir do físico dos participantes, que percorrem 80 quilômetros entre cinco cidades: Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Mas-saranduba e Guaramirim.

Continua depois da publicidade

Os participantes passam pelas serras que dividem os municípios e exploram os limites entre as cidades pelo interior – paisagens bucólicas são garantia ao longo do tre- cho. 330 atletas, de 26 cidades, já estão inscritos e é possível fazer a inscrição na hora. A organizadora Marines Ronchi lembra que o percurso exige bons equipamentos e um ótimo preparo físico.

A concentração será no estacionamento da Prefeitura, na rua Isi- doro Pedri, próximo ao pavilhão de eventos, a partir das 7 horas. Já a largada está marcada para as 8 horas. O retorno, porém, é só no fim da tarde e é esperado para as 17 horas. Uma parada para o almoço está marcada em Blumenau.

Primeira Volta Ciclística de Jaraguá do Sul

A Primeira Volta Ciclística de Jaraguá do Sul ocorre durante a comemoração do aniversário do município neste final de semana. O evento começa neste sábado e é organizado pela Associação Triatlética de Jaraguá do Sul (Atrijar), com apoio da Fe- deração Catarinense de Ciclismo (FCC) e Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME). A expectativa é de que cerca de 80 atletas participem da competição.

Continua depois da publicidade

No sábado, os ciclistas terão duas provas. Às 8 horas, começa a prova contra o relógio na Estrada Ribeirão Grande do Norte. Há duas modalidades, uma de oito quilômetros e outra de 12 quilômetros, que os atletas devem concluir em uma hora. No período da tarde, a prova de estrada começa às 13 horas, em que os ciclistas devem percorrer 82,8 quilômetros em voltas individuais ou por equipes. A prova ocorre na Estrada Rio da Luz.

O último dia de prova será no domingo, com circuito que inicias às 8 horas no Parque Municipal de Eventos. O circuito terá quantidade de voltas de acordo com a modalidade e a prova terá 4,4 quilômetros.

Um dos organizadores e participante da competição, Gustavo Fidelis, conta que se- rão homenageados os dez competidores com mais idade na Volta Ciclística. O obje- tivo é incentivar as pessoas a praticar atividades físicas e valorizar a natureza local.

Continua depois da publicidade

7º Encontro Internacional Anjo da Guarda Fest

Um dos grandes destaques do fim de semana, o Anjo da Guarda Fest, é a oportunidade para conhecer de perto o trabalho e modo de atuação das Forças Armadas, além de instituições da área da segurança pública – serão 17 enti- dades expondo equipamentos, além de serem realizadas pequenas apresentações. Tanques, carros e armamentos podem ser vistos de perto, porém o espetáculo não é ape- nas na terra.

Paraquedistas e pilotos de paramotor desbra- vam o céu jaraguaense, com pouso confirmado para o pá- tio da Arena. Helicópteros e aeronaves militares também estarão presentes. Forças Armadas, polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, bombeiros militares e voluntários fazem parte das entidades, assim como a Defesa Civil ja- raguaense e seus parceiros, como o Clube de Canoagem Kentucky, Jeep Club Durock 24 Horas, Jeep Club Jaraguá, Defesa Civil estadual, voluntários dos núcleos comunitá- rios de proteção e defesa civil de Jaraguá do Sul (Nupdec).

Espetáculo Sonho e Imagem, do Circo Tholl

É da leveza da fantasia que se faz este espetáculo. Em 75 minutos, acrobacia, dança e música se unem para criar uma imersão em um mundo de magia, onde as leis da gravidade são desafiadas por personagens em figurinos estilizados elizabetanos e venezianos de luxo, com toques de modernidade.

Continua depois da publicidade

Desde a estreia, em novembro de 2012, o espetáculo já circulou por todo o País e continua sendo um dos carros-chefes da trupe gaúcha. A resposta do público jaraguaense confirmou o dado: os ingressos, que eram trocados por um quilo de alimento, esgotaram-se na última sexta-feira.

O grupo, criado oficialmente em 2004 em Pelotas (RS), existe desde meados de 1987. A excelência das montagens levou ao circo o apelido de Soleil brasileiro, em referência ao mundialmente famoso Cirque du Soleil. Além de Sonho e Imagem, Exoti- que e O Circo de Bonecos fazem parte do repertório circense. Se no começo o foco eram os elementos de ginástica aliados à dança, com os anos de desenvolvimento, o Tholl incluiu linguagens técnicas como pirofagia, malabarismo, clown e perna de pau.

PROGRAMAÇÃO

Sábado

Desfile e bolo

Rua Walter Marquardt e Parque Municipal de Eventos- a partir das 15 horas.

Festa das Etnias

Parque Municipal de Eventos – 16 horas.

Baile do Atirador e Escolha da Rainha da Schüzenfest

Parque Municipal de Eventos – 20 horas.

7º Encontro Internacional Anjo da Guarda Fest

Arena Jaraguá – das 8 às 18 horas.

1ª Volta Ciclística de Jaraguá do Sul

Na Estância Ribeirão Grande,

largada às 8h30.

Na Estrada Rio da Luz, largada às 13 horas.

Domingo

7º Encontro Internacional Anjo da Guarda Fest

Arena Jaraguá – das 8 às 18 horas.

Espetáculo Sonho e Imagem, do Circo Tholl

Arena Jaraguá – 19 horas

(ingressos esgotados).

Jaraguá Adventure – Pedala Jaraguá

Circuito “Matko Boska

Rosancowa”: Jaraguá do

Sul – Pomerode – Blumenau –

Massaranduba – Guaramirim.

Nível alto.

1ª Volta Ciclística de

Jaraguá do Sul

Parque Municipal de Evento