Nesta quarta-feira o Santa percorreu os 73,2 quilômetros dos quatro lotes da BR-470 para verificar o andamento das obras de duplicação. Confira a descrição do andamento das obras em cada trecho:

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Lote 1 – Navegantes a Ilhota

A partir do km 4,4 há movimentação de terra em três pontos. Há cerca de um quilômetro (com intervalos) de terraplanagem na margem esquerda, no sentido Blumenau. E, na margem direita da rodovia, tinha um grande depósito de areia com áreas terraplanadas no entorno. Veículos estacionados e funcionários vestiam uniforme com logotipo da Azza, uma das empresas que compõe o consórcio responsável pelo trecho. Próximo ao final deste lote, havia uma placa da Sogel, outra integrante do consórcio.

Lote 2 – Ilhota a Gaspar

Seis funcionários espalhavam uma cobertura numa área de aproximadamente 450 metros a partir do km 28,8 da rodovia. Além dos operários trabalhando na área de terraplanagem, cinco caminhões caçamba e número parecido de operários estavam nas proximidades. Próximo ao acesso a Gaspar, cerca de dez homens faziam medições no acostamento da rodovia. Em dois pontos, placas alaranjadas indicavam operários adiante. No entanto, não haviam trabalhadores na distância indicada.

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Lote 3 – Gaspar a Blumenau

É o lote que tem mais movimentação aparente. A partir do km 44,9, no Belchior, em Gaspar, são visíveis áreas com corte de vegetação, terraplanagem, construção de tubulações e bueiros. Neste ponto, se concentram os caminhões da empresa e operários. O km 50 é outro trecho com movimentação intensa: eram cinco veículos e 14 pessoas trabalhando no local. No km 53, um trecho com cerca 650 metros de terraplanagem, um caminhão, uma máquina e sete operários trabalhavam.

Lote 4 – Blumenau a Indaial

Enfim algum sinal de obra no canteiro de obras anunciado em outubro do ano passado para o km 67. O terreno de 56 mil metros quadrados foi alinhado e marcado por estacas. No entanto, ainda não há construções, apenas quatro contêineres, dois pequenos abrigos para funcionários, duas cabines sanitárias, quatro escavadeiras estacionadas e um operário tomando conta de tudo. No km 66,4, nove operários, um caminhão e uma escavadeira trabalhavam no que parecia a terraplanagem de um trecho com cerca de 230 metros.