Filmes dos irmãos Ethan e Joel Coen, de Steven Soderbergh, Nicolas Winding Refn, Paolo Sorrentino e de Roman Polanski estão entre os 19 que disputarão a Palma de Ouro do Festival de Cannes, anunciou a organização nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Inspirada na figura do extravagante pianista Liberace e interpretado por Michael Douglas e Matt Damon, Behind the candelabra, de Sodergergh (Oscar de Melhor Diretor em 2001 com Traffic e Palma de Ouro em 1989 com Sexo, Mentiras e Videotape), está entre os escolhidos.
Também integra a lista La Grande Belleza, do italiano Sorrentino. Outro destaque é o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis, protagonizado por Oscar Isaac, Carey Mulligan e Justin Timberlake, que narra a história de um compositor folk nos anos 60 em Nova York.
A disputa contará ainda com Only God Forgives, um intenso thriller com Ryan Gosling rodado na Tailândia pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn, que venceu em 2011 em Cannes o prêmio de melhor diretor com Drive, com o mesmo ator. O drama em preto e branco Nebraska, de Alexander Payne, com Bruce Dern e Will Forte, também está na disputa, assim como Le Passé, do iraniano Asghar Farhadi, com a atriz francesa Berenice Bejo, estrela de O Artista.
O consagrado Roman Polanski também volta ao festival com La Venus a la fourrure. O representante latino-americano é Heli, terceiro longa-metragem do mexicano Amat Escalante. O diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, comandou o comitê de seleção que escolheu entre 1.859 longas-metragens de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Mais polêmica
Cannes pode ser cenário novamente de uma polêmica, já que apenas uma diretora foi selecionada, a franco-italiana Valeria Bruni Tedeschi, irmã da ex-primeira-dama da França Carla Bruni, com Un château en Italie. No ano passado, a ausência de mulheres entre os cineastas na mostra principal gerou polêmica. Frémaux admitiu a possibilidade de um novo debate, que ele espera que seja “saudável”.
O Grande Gatsby, do australiano Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio, abrirá o festival em 15 de maio. Zulu, do francês Jérôme Salle, com Forest Whitaker e Orlando Bloom, encerrará o evento em 26 de maio.
O cineasta americano Steven Spielberg será o presidente do júri internacional do festival, que decide o vencedor da Palma de Ouro. O evento este ano terá uma forte presença de Hollywood, o que garante uma boa dose de glamour no tapete vermelho do Palácio dos Festivais.
O diretor dinamarquês Thomas Vintemberg (Festa de Família e A Caça) será o presidente do júri da mostra Um Certo Olhar, que terá como filme de abertura o novo longa-metraem de Sophia Coppola, The Bling Ring, protagonizada por Emma Watson, ao lado de Taissa Farmiga, Leslie Mann e Kirsten Dunst.
Continua depois da publicidade
O primeiro filme americano do francês Guillaume Canet, Blood Ties, com Clive Owen, Billy Crudup e Marion Cotillard, que mostra a rivalidade de dois irmãos, um policial e um criminoso, está na mostra Um Certo Olhar, mas fora de competição, assim como All is Lost, do americano JC Chandor, no qual Robert Redford interpreta um homem que deve sobreviver depois de cair no mar.
FILMES NA MOSTRA COMPETITIVA:
Un Château en Italie, de Valeria Bruni-Tedeschi
Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen
Michael Kohlhaas, de Arnaud Despallières
Jimmy P. (Psychotherapy of a Plains Indian), de Arnaud Desplechin
Heli, de Amat Escalante
Le Passé, de Asghar Farhadi
The Immigrant, de James
Gray Grisgris, de Mahamat-Saleh Haroun
Tian Zhu Ding (A touch of Sin), de Jia Zhangke Soshite
Chichi Ni Naru (Like Father, Like Son), de Kore-Eda Hirokazu
La Vie d’Adèle, de Abdellatif Kechiche
Wara No Tate (Shield of Straw), de Takashi Miike
Jeune et Jolie, de François Ozon
Nebraska, de Alexander Payne
La Vénus à la Fourrure, de Roman Polanski
Behind the Candelabra, Steven Soderbergh
La Grande Bellezza, de Paolo Sorrentino
Borgman, de Alex Van Warmerdam
Only God Forgives, de Nicolas Winding Refn
FILME DE ABERTURA (fora de competição):
O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann
FILME DE ENCERRAMENTO (fora de competição):
Zulu, de Jérome Salle