CATARINENSES NO CONSELHÃO

Dois nomes fortes de Santa Catarina integram esse novo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social: Décio da Silva, da WEG, e Ana Moser. No Conselhão anterior, a então presidente da Dudalina, Sônia Hess, era uma das integrantes. Empresário de sucesso internacional pela sua atuação na multinacional da família, Décio, a exemplo de outros líderes, tem sugestões concretas para melhorar o país. Entre as razões de sucesso da WEG estão o planejamento de longo prazo e a qualidade das pessoas. Isto vale também para um país. O problema é que os governantes brasileiros não conseguem pensar além da próxima eleição. Ana, 47 anos, que integrou a equipe que trouxe a primeira medalha olímpica de vôlei ao país, também é referência na sua trajetória como atleta e no trabalho que faz hoje à frente do Instituto & Esporte Educação, em São Paulo. (foto) Luciano Nunes,divulgação

Continua depois da publicidade

DECORAÇÃO VALORIZADA

Com 16 anos de atuação, o Núcleo Catarinense de Decoração (NDC) conta com 124 lojas associadas e tem parceria com 4.600 profissionais, entre arquitetos, decoradores e designers. Ontem à noite, o novo diretor regional de Florianópolis do NCD, Tadeu Silva (E), da Hydramar, anunciou os 15 profissionais da arquitetura e decoração que levará para Havana, em abril, pelo destaque que tiveram no segmento no último ano. A arquiteta Juliana Pippi (D) ganhou o Prêmio Fidelidade por ter adquirido produtos para seus projetos em um número maior de lojas do NCD.

FIESC COBRA AÇÕES DO VICE

Continua depois da publicidade

Mais convicto de que o impeachment está distante e que Dilma poderá terminar seu mandato, o vice-presidente Michel Temer falou em Florianópolis em unidade e retomada do crescimento econômico. Citou o projeto do seu partido, o Ponte para o futuro, que tem propostas elogiadas para a recuperação da economia. Resta saber se sairão do papél. O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, anfitrião do evento do vice com empresários, citou, ponto a ponto, as prioridades empresariais e cobrou condições para poder trabalhar. O fato é que a gestão Temer-Dilma, além de desequilibrar a economia, virou as costas para a competitividade brasileira no mundo. Entre as falhas bem lembradas por Côrte estão a falta de produtividade e de inserção internacional da economia. São muitas coisas a serem consertadas. Temer precisa ajudar.

CRISE PROFUNDA

No Norte do Estado, o que mais se comenta é o impacto da crise e do Petrolão na economia da região. A queda nas vendas de autopeças e para o segmento de óleo e gás estão causando dificuldades grandes para alguns grupos empresariais importantes. A expectativa é de que eles consigam reverter as dificuldades no médio prazo.

EM ALTA

A produção brasileira de carne suína cresceu 4,95% ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em volume, alcançou um total de 3,643 milhões de toneladas. Santa Catarina liderou a produção com 900,46 mil toneladas, 5,44% a mais do que em 2014. As exportações cresceram 10% e consumo interno avançou.

ENFIM, PENSIONISTAS SERÃO PAGOS

O governador Raimundo Colombo autorizou o Iprev a pagar o valor retroativo ao reajuste do ano passado dos pensionistas do Estado hoje. Para este ano, a reposição será de 11,28%, a exemplo da aprovada para os pensionistas do INSS. O que o grupo espera é que neste ano o Estado pague mensalmente, sem esperar 12 meses com esta inflação alta.

Continua depois da publicidade

Acompanhe as publicações de Estela Benetti

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense