O esporte mudou com a tecnologia, e muito além da forma de acompanharmos as modalidades. A ciência é utilizada em busca de melhoria de rendimento e ajuda desde a quebra de recordes até a forma de disputa. A esgrima mudou muito por conta da aplicação de formas de desenvolvimento. O árbitro de vídeo é presente, e vai além do VAR no futebol.
Continua depois da publicidade
Confira a lista:
Esgrima
Sensores conectados na ponta da espada mostram se o esgrimista foi tocado, isso por conta do colete que tem filamentos elétricos. Ainda, os árbitros têm acesso à imagens de alta definição em câmera lenta para auxiliar nas marcações. Por segurança, a roupa dos atletas é feita de fibra resistente, semelhante a de coletes à prova de balas, para dar maior segurança e evitar cortes e outras lesões.

Árbitro de vídeo
O VAR no futebol está nos primeiros anos de utilização, e no Brasil tem gerado maior polêmica no Brasileirão 2019, na primeira edição de uso. No entanto, há outros esportes que utilizam de imagens para embasar decisões da arbitragem. Tênis, vôlei e beisebol, por exemplo, são chamados de desafios. Os treinadores têm número limitado de uso para acionar a tecnologia. Na NFL, principal liga de futebol americano, é usado desde 1999 e utilizado para dúvidas ou erros de árbitros.
Tênis com placa de fibra de carbono
Para um projeto que visava fazer um atleta correr uma maratona (42,195m) abaixo de 2 horas, a Nike construiu um tênis com placa de fibra de carbono entre a sola e palmilha para melhorar a resposta do calçado na batida com o chão. Estudos comprovaram a melhora no desempenho de quem utiliza o tênis. O queniano Eliud Kipchoge conseguiu correr a distância de uma maratona em 1h59m40s (tempo não reconhecido oficialmente). Com mesma tecnologia nos pés, ele é o recordista mundial de maratona. Em 2018, em Berlin, fez 2h01m39s.

Análise de desempenho no futebol
Mesmo as equipes pequenas ou medianas do futebol contam com a análise do desempenho de seus jogadores, em treinos e jogos, por meio de gps e monitor de batimentos cardíacos. Os dados são acompanhados em tempo real e no final a comissão técnica tem relatório de quantas ações de alta intensidade determinado atleta percorreu, quantas ações de alta intensidade fez e outros dados. São perceptíveis ao final das partidas de futebol, quando os jogadores têm uma peça de roupa embaixo da camisa de jogo, justamente para poder carregar o dispositivo.
Continua depois da publicidade
Bandagem terapêutica
Fácil de encontrar atletas com faixas de diferentes cores afixadas ao corpo. Conhecidas também como kinesiotape, são as bandagens terapêuticas e uma solução para prevenção de lesão e proteção de músculos ou articulações desgastados durante uma partida ou atividade.

Leia mais:
Marina Rezende: "Tem que provar que está na água para surfar, e que é boa”
Esporte e tecnologia: criações juntam duas marcas de Santa Catarina