Desde 1995, a MTV apresenta seu prêmio de música, o VMB. O que começou como uma versão brasileira do VMA (Video Music Awards), ganhou características e virou um dos principais prêmios musicais do Brasil.
Continua depois da publicidade
De Legião Urbana a Roberto Carlos, relembre 10 edições marcantes do Acústico MTV
A premiação reúne os grandes nomes da música brasileira do momento e traz personalidades para apresentar suas premiações. Com isso, acontecem momentos que ficam para a história da TV, como o barraco de Caetano Veloso por causa dos problemas de áudio na edição de 2004 e o show de membros do movimento tropicalista, em 1999. Em 2013, a emissora não garantiu que a edição acontecerá.
Saiba como a MTV Brasil ajudou a moldar o comportamento de uma geração através de 10 programas
Continua depois da publicidade
Confira uma lista com 10 momentos marcantes do VMB.
1996 – Samba e rock no palco
No segundo ano do festival, o Barão Vermelho recebeu o sambista Bezerra da Silva para tocar Malandragem Dá um Tempo, a música de refrão “vou apertar, mas não vou acender agora”, em versão roqueira.
1998 – O ano do rap
Se quem levou mais prêmios foram os Paralamas do Sucesso, o nome da noite foram os Racionais MC’s, que fizeram o grande show daquele festival e levaram o prêmio de clipe do ano pela audiência, por Diário de um Detento.
1999 – Tropicália, três décadas depois
Pela primeira vez depois do auge do movimento tropicalista, nos anos 1960, Tom Zé, Rita Lee, Caetano Veloso e Gilberto Gil se reuniram no palco do festival para tocar Bat Macumba.
2001 – Dercy faz João Gordo corar
Para apresentar o prêmio de Melhor Demo Clipe, a MTV escalou dois dos maiores bocas sujas do Brasil. Dercy Gonçalves enfileirou palavrões e João Gordo apenas riu.
Continua depois da publicidade
2001 – O pior clipe do mundo
Embalada pelo sucesso do programa homônimo de Marcos Mion, o VMB de 2001 apresentou o prêmio de Pior Videoclipe do Mundo. O “vencedor” foi Green Hair, de Supla, que já era piada recorrente do programa.
2003 – Modelo paga mico
Tico Santa Cruz e Cléston (do Detonautas) se uniram à modelo Isabelli Fontana para apresentar o prêmio de Melhor Videoclipe de Música Eletrônica. Isabelli demonstrou nervosismo, cometeu erros de português e virou hit no YouTube. Por duas vezes, a modelo fala:
– Estamos aqui, muito feliz…
2004 – Pessoal da eme-tê-vê!
Escalado para se apresentar ao lado de David Byrne, Caetano Veloso (foto) sofreu com problemas técnicos duas vezes seguidas e não conseguiu cantar. Deu um sermão na emissora ao vivo:
– Bota essa porra para funcionar! Respeito!
2006 – Beijaço
Se três anos antes Madonna e Britney Spears haviam protagonizado uma das cenas mais marcantes da história da premiação, em 2006 os apresentadores Mion e Cazé anunciaram: “a MTV liberou o beijo gay”. E se beijaram diante das câmeras.
Continua depois da publicidade
2008 – Playback gringo
Era para ser o grande show internacional do festival, mas o Bloc Party passou vergonha quando o vocalista Kele Okereke esqueceu de fingir que cantava e o playback ficou claro.
2010 – Restart vaiado
No auge do rock colorido, o Restart venceu cinco categorias no VMB 2010 – entre elas, artista do ano e hit do ano – e recebeu os troféus sob vaia de uma plateia que torcia pela premiação de Pitty.