Muitos consumidores aguardam a próxima sexta-feira para aproveitar os descontos do Black Friday. Porém, para evitar que o comprador caia em armadilhas, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou no ano passado o Black Friday Legal, que conta com um Código de Ética para que as empresas se comprometam a não maquiar os preços.

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Nos 10 primeiros dias de inscrições no programa, 70 lojas assinaram o Código e estima-se que cerca de 150 lojas participem da iniciativa, um crescimento de 20% em relação ao ano passado.

– É uma iniciativa para ajudar o consumidor brasileiro a separar ?o joio do trigo? no mundo digital. As empresas que participam do programa são identificadas pelo selo Black Friday Legal e o consumidor já sabe que essas empresas se comprometeram com as boas práticas do comércio eletrônico, como oferecer apenas descontos reais e entregar os produtos dentro do prazo prometido – diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net.

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Uma pesquisa feita pelo Busca Descontos com mais de 20 mil e-consumidores revelou que 96% pretendem fazer compras na data. Além disso, 90% deles vão indicar o dia de promoções aos amigos. E a expectativa é dobrar o número de lojas virtuais participantes do Black Friday, segundo os organizadores do evento.

Com a previsão de crescimento do número de participantes e de e-compradores, vale lembrar que é sempre bom ser cauteloso na hora de fechar o negócio online. Com o objetivo de ajudar o e-consumidor a ter a melhor experiência no Black Friday, a camara-e.net elaborou uma cartilha da compra segura. A primeira recomendação é pesquisar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas.

Confira 10 dicas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para o Black Friday:

1 – Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Confira a lista aqui.

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2 – Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e os melhores estão constantemente atualizados.

3 – Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.

4 – Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.

5 – Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço e telefone fixo. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

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6 – Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

7 – Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

8 – Guarde todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.

9 – Procure o selo Black Friday Legal. Ele indica as lojas que aderiram ao Código de Ética da entidade e comprometeram com as boas práticas do comércio eletrônico.

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10 – Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais costumam selecionar alguns itens para a promoção Black Friday. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto, telefone para a loja e tire a sua dúvida.