A confiança dos empresários do comércio registrou uma melhora no trimestre concluído em setembro, segundo dados do Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No trimestre concluído em agosto, a queda havia sido de 4% na comparação com igual período do ano passado

Continua depois da publicidade

No entanto, o índice caiu 3,1% no trimestre terminado em setembro na comparação com igual período do ano passado. O Icom ficou em 128 pontos na média dos meses de julho, agosto, setembro na comparação com 132,2 pontos no mesmo trimestre de 2011.

Ainda segundo a FGV, houve um aquecimento moderado do setor ao final do terceiro trimestre de 2012 e a melhora da confiança nesse período foi influenciada principalmente pelo comércio varejista, cuja variação interanual passou de -4,1% no trimestre terminado em agosto para -2,3%, em setembro.

No segmento veículos, motos e peças com taxas de -3,4% em agosto e -2,7% em setembro. Já em material para construção, houve recuo de -7,6% no mês anterior para -8%, em setembro. No atacado, as taxas interanuais para os mesmos períodos chegaram a -3,1% e -2,9%, respectivamente.

A tendência de recuperação foi observada em nove dos 17 segmentos pesquisados, sendo que em sete, houve piora e em um segmento o resultado de setembro ficou estável em relação a agosto. No varejo restrito houve melhora em sete de nove segmentos.

Continua depois da publicidade

No varejo ampliado – que inclui veículos, motos e peças e material para construção – em oito de 13 segmentos. Já o atacado registrou melhora em apenas um dos quatro segmentos pesquisados.