A confiança do setor do comércio na economia aumentou em novembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Indicador Trimestral de setembro-novembro do Índice de Confiança do Comércio (Icom) divulgado nesta terça-feira ficou 1,4% superior ao registrado no mesmo período de 2011, após recuar 0,7% no trimestre concluído em outubro, na mesma base de comparação.
Continua depois da publicidade
Entre outubro e novembro, o Indicador Trimestral do Icom passou de 130,6 para 132,8 pontos. De acordo com a FGV, esse foi o primeiro resultado positivo da série com base no mesmo período do ano anterior e confirma a perspectiva de aumento do ritmo de atividade do setor no quarto trimestre do ano.
O estudo mostra que o aumento da confiança em novembro foi influenciado principalmente pela melhora da percepção em relação à demanda no momento presente.
O Índice da Situação Atual (Isa-Com) médio do trimestre terminado em novembro foi 2,4% superior ao do mesmo período do ano passado (-0,8%). Na média do trimestre concluído em novembro, 24,8% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 15,6%, como fraca. No mesmo período de 2011, esses percentuais foram de 23,3% e 16,8%, respectivamente.
Continua depois da publicidade