A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) fez uma visita ao Ginásio de Esportes Jones Minosso, em Lages, na Serra Catarinense, e confirmou que a cidade deve abrigar o novo time de Santa Catarina para disputar a Superliga Masculina. A vistoria foi feita na tarde desta quarta-feira pelo superintendente técnico da CBV, Renato D?Ávila, que garante ter ficado impressionado com o que viu.

Continua depois da publicidade

Renato esteve acompanhado do presidente da Federação Catarinense (FCV), Dante Klaser; do idealizador do time, o empresário Paulo Mendes, que atua no ramo de tecnologia em Florianópolis; do treinador da equipe, Douglas Chiarotti, medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, como atleta da seleção brasileira; e do prefeito de Lages, Elizeu Mattos.

Apesar de a própria CBV já ter utilizado o Jones Minosso em outras ocasiões, como em 2005, quando recebeu o Sul-Americano Masculino, do qual o Brasil foi campeão, Renato D?Ávila não conhecia a estrutura que comporta cinco mil pessoas, e viajou do Rio de Janeiro a Lages para avaliá-la e fornecer subsídios à presidência da CBV, a quem cabe a decisão de aceitar ou não qualquer time na Superliga.

– É uma luta constante da CBV para termos locais adequados, e esse ginásio é muito bom. A estrutura impressiona, principalmente pelo telhado de madeira. Mas é preciso fazer algumas coisas, como na parte externa. Hoje eu daria nota 7,5. Florianópolis teve um super time campeão que jogava em um ginásio bem menor, então tenho certeza que Lages tem espaço, fará um bom trabalho e entrará efetivamente no voleibol brasileiro, que é o melhor do mundo e conta com um peso muito representativo em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A princípio, a Superliga Masculina está prevista para ocorrer entre setembro e abril. Por isso, o time de Lages precisa estar com tudo pronto bem antes. O empresário Paulo Mendes garante que 95% do projeto está concluído e reforça que o prazo para o time estar formado, com patrocinadores e registrado junto à CBV, é 20 de junho, ou seja, daqui a menos de um mês.

A equipe contará com 25 pessoas, sendo 16 atletas. Alguns deles, de alto nível, títulos internacionais e passagens pela seleção brasileira, já estão confirmados, como André Nascimento, Ricardinho e Rodrigão, além do técnico Douglas. As categorias de base vestirão a camisa do Inter de Lages, um dos clubes de futebol mais tradicionais de Santa Catarina. Ações sociais junto à comunidade lageana também estão incluídas no projeto.

O nome do novo time de vôlei dependerá dos patrocínios, mas é certo que estará associado a Lages. A proposta é que dure pelo menos três anos, e o custo mínimo para mantê-lo é estimado em R$ 5 milhões por temporada.

Continua depois da publicidade

Conheça o Ginásio Jones Minosso

* O Ginásio de Esportes Jones Minosso foi construído em 2002 por ocasião dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc);

* Poucos dias após a competição, a cobertura do ginásio desabou. O local estava vazio e ninguém ficou ferido;

* Reconstruído, foi reinaugurado em setembro de 2005 para sediar o Sul-Americano de Vôlei Masculino, do qual o Brasil foi campeão;

Continua depois da publicidade

* Desde então, recebeu partidas do extinto Jaraguá e da seleção brasileira de futsal, sediou uma etapa do Grand Prix de Futsal com oito países, em outubro de 2007, e a final do 2º Campeonato Brasileiro de Showbol, em que o Flamengo venceu o Santos, em julho de 2009;

* Com nove mil metros quadrados de área construída, tem uma das maiores coberturas de madeira da América do Sul e capacidade para cinco mil pessoas;

* A quadra é de piso emborrachado e tamanho oficial (40 x 20 metros);

* O ginásio está localizado na Avenida Antônio Ribeiro dos Santos, no Bairro Universitário, ao lado do Centro Serra Convention Center e nas proximidades da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac);

Continua depois da publicidade

* Jones Minosso foi um centroavante revelado pelo Inter de Lages no fim dos anos 70 e um dos grandes ídolos da história do clube de 64 anos. Atuou também no Internacional de Porto Alegre, Sport Recife, Portuguesa, Colorado (atual Paraná Clube), Figueirense e Acadêmica de Coimbra (Portugal). Retornou ao Inter de Lages em 1990, conquistou a Segunda Divisão e ajudou o time a voltar à elite do Campeonato Catarinense. Morreu em 1999, aos 39 anos, ao se afogar durante uma pescaria com amigos.