Repercute nas redes sociais uma denúncia de um suposto caso de racismo durante a partida entre Blumenau e São Bernardo do Campo-SP no último sábado, pelas oitavas de final da Liga Nacional Feminina de Handebol. O jogo foi no Ginásio do Sesi e, segundo relatos de atletas da equipe paulista, ofensas raciais teriam partido da torcida do Blumenau contra uma jogadora do time visitante.

Continua depois da publicidade

O caso motivou várias postagens nas redes sociais, notas de repúdio de outras equipes que disputam a Liga Nacional e um posicionamento da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que se manifestou na noite desta segunda-feira. Em nota, a CBHb afirma que "está apurando os fatos a respeito das ofensas racistas por parte de torcedores contra jogadoras do time visitante" e que "repudia todo e qualquer ato de racismo e que levará ao conhecimento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para as devidas providências cabíveis dentro do que rege as leis esportivas".

Conforme o treinador do time de Blumenau, Sérgio Graciano, o caso teria ocorrido após o apito final da partida. Ele conta que não ouviu nenhuma das ofensas, mas que foi avisado pelo treinador de São Bernardo do Campo (SP) quando o jogo acabou.

— Não sabemos o que aconteceu. O técnico deles me avisou quando fui cumprimentá-lo ao fim do jogo, ele disse que tinha um problema na torcida, que um torcedor bateu boca com uma jogadora. Fomos lá e pedimos para o pessoal se acalmar. Não teve nenhum relato oficial sobre o caso ainda — explicou o técnico blumenauense.

Nas redes sociais, o perfil da equipe de São Bernardo do Campo compartilhou postagens da atleta que apontam que os torcedores teriam dito para ela frases como "volta para a senzala" e a chamado de "macaca".

Continua depois da publicidade

A reportagem do Santa entrou em contato com as atletas e com representantes do clube, mas todos disseram que, por enquanto, o caso está sendo tratado apenas pelos advogados do time e que não estão autorizados a falar. A Federação Catarinense de Handebol entrou em contato com representantes de Blumenau para apurar o caso.

Em quadra, a partida no sábado acabou com vitória do time de Blumenau por 23 a 22 e a consequente classificação para as quartas de final da competição.

– Foi uma vitória importante para sobreviver na competição e se classificar para as quartas de final. Agora, estamos esperando pela data da próxima partida – comentou o treinador de Blumenau.

::: Leia mais notícias de Blumenau