Do início das negociações até esta terça-feira, foram meses angustiantes por causa da expectativa. Em janeiro do ano passado, a empresa soube da licitação para as roupas da comitiva da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, no mês seguinte, já começaram os preparativos. Em março, uma equipe foi para o Rio de Janeiro apresentar o projeto junto com outras 30 empresas, a grande maioria do Brasil.

Continua depois da publicidade

– Lembro que, enquanto todos estavam apenas com desenho, a gente preparou um vídeo e levou um material bem completo. Saímos confiantes – conta o design Leandro Maciel.

Foram dois meses até o anúncio oficial, que foi comemorado com uma festa envolvendo todos os funcionários. Em um ano, pelo menos 15 pessoas se juntaram a equipe de 50 funcionários para dar conta da demanda.

De julho de 2012 até agora, foram 24 mil itens fabricados no local, todos já devidamente enviados para o Rio de Janeiro. No centro das peças, o símbolo da JMJ em dourado, cercado de pequenos quadrados bordados formando uma espécie de mosaico.

Continua depois da publicidade

– Nos inspiramos em várias coisas, como o Calçadão de Copacabana. Mas cada quadrado representa também os jovens que vêm de todos os cantos para acompanhar o evento – comenta Maciel.

Sobre a veste que o papa usará, o modelo será um presente da empresa para Francisco. Três desenhos foram enviados pela Arte Sacro para o Vaticano e o próprio pontífice escolheu o modelo que vai usar. A dona da empresa, Madalena Benchaya, diz já estar preparada para o aumento na demanda depois do evento.

– Já é o terceiro grande evento em que estamos presentes. Acredito sim que estamos prontos para isso – comenta.

Continua depois da publicidade

Papa usa roupas made in Balneário Camboriú

Empresa comemora 15 anos em 2013

Madalena Benchaya, dona da Arte Sacro, não tinha ideia de que as roupas que começou a fazer na sala de casa se tornassem conhecidas no mundo inteiro em tão pouco tempo. Em 2013, a empresa comemora 15 anos participando de um dos principais eventos mundiais da Igreja Católica. Instituição que, por sinal, é exemplo para todos os diretores e funcionários.

O conhecimento da liturgia e a vivência na fé são alguns dos pré-requisitos para se trabalhar na empresa. Missas e orações com a equipe são ações comuns. Por isso, não basta apenas fazer bons produtos. É preciso ter conhecimento no que se faz.

– Era necessário dar um sentido litúrgico às peças, especialmente com uma qualidade ímpar no bordado – diz a empresária.

Continua depois da publicidade

Os desenhos bordados em casulas, capas, véus e estolas são verdadeiras obras de arte. Muitas vezes, uma única peça passa o dia inteiro na máquina para que o desenho saia perfeito.

O relacionamento com os clientes também é valorizado, por isso, o site oficial, remodelado e lançado em junho, está em quatro línguas: português, italiano, inglês e espanhol, onde é possível comprar os produtos. Por isso, a empresa hoje é líder de mercado no setor no Brasil.

Eventos em que o papa usará a roupa

25/7 em Copacabana

18h – Acolhida do papa

26/7 em Copacabana

18h – Via-sacra

27/7 no Campus Fidei

Continua depois da publicidade

19h30min – Vigília

28/7 no Campus Fidei

10h – Missa de envio

Continua depois da publicidade