Depois de um ano inteiro em frente ao computador, trocando emails, fuçando em redes sociais, compartilhando textos, fotos e vídeos, é possível simplesmente se desconectar nas férias e deixar de lado o celular e a internet por uns dias? O Guia de Praias deu uma volta em duas praias do Sul da Ilha para saber se os turistas estão on ou offline.

Continua depois da publicidade

Para alguns, estar em conexão apenas com a natureza não é o suficiente. É preciso dar o check-in na balada, fazer um Instagram na praia, postar os melhores cliques no Facebook, tuitar aquela máxima dita depois de uma cervejinha a beira mar.

– Ainda não fiz o check-in no Riozinho, mas já ia pegar o celular para fazer – comenta a advogada gaúcha Cristiane Figueiró. Ela e o namorado Gilvano Michelon estão hospedados em Jurerê desde quinta-feira e resolveram passar o dia na Praia do Campeche, local que foi prontamente marcado no Foursquare.

Tem quem consiga ficar online só por diversão, para descobrir restaurantes, ver mapas e indicações de lugares. Outros têm dificuldade de abandonar a rotina e esquecer o trabalho por alguns dias e chegam a se policiar para não dar uma espiadinha no email do trabalho.

Desplugados

Continua depois da publicidade

Diferente dos aparelhos eletrônicos, que precisam ficar ligados o tempo todo para funcionar, muitos que estão de férias sentem a necessidade de ficar desplugados do mundo virtual, especialmente a beira-mar.

– Estou de férias da internet. Não trouxe computador, só celular. Totalmente desconectado – afirma Gabriel Pinheiro Machado, que curtiu a Praia da Armação com a esposa, filha e cunhada.

Nada de GoogleMaps. A família usou um mapa de papel para definir o destino desta segunda-feira. Domingo foram para o Leste e visitaram a Joaquina e praia Mole. Na terça-feira o plano é conhecer os Ingleses.

:: Cuidados com celulares e computadores

Quem não consegue se “desapegar” no verão deve ficar de olho em alguns cuidados. A combinação de água + areia + dispositivo eletrônicos é perigosa e pode pesar no bolso.

Continua depois da publicidade

– Areia, maresia e sol são inimigos dos dispositivo eletrônico, pois são oxidantes. Os componentes dos parelhos são sensíveis e as telas podem riscar facilmente em contato com a areia.

– Não deixe o celular em contato com a pele quando for caminhar, correr à beira-mar ou jogar. Assim como água, o suor é oxidante.

– Mantenha o celular ou computador à sombra.

– Use uma pulseirinha para deixar o celular preso ao pulso, como nas máquinas digitais derrube o aparelho na areia ou na água.