O “condomínio” de um casal de joão-de-barro foi flagrado em um lugar curioso no Centro de Florianópolis: um semáforo. Os três ninhos enfileirados, um de baixo do outro na esteira do sinal vermelho, chamam a atenção dos moradores. Um vídeo mostrou os apartamentos dos pássaros, que estão na época dos ninhos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Os que passam na Rua Antônio Pereira Oliveira Neto em direção à Avenida Paulo Fontes, no centro da cidade, podem ver as casinhas.
De acordo com o professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Guilherme Brito, a espécie é muito comum em Florianópolis, e utiliza os ninhos para por os ovos e criar os filhotes. A construção costuma ser entre maio e abril.
— A grande maioria das aves se reproduz na primavera e verão, mas aparentemente joão-de-barro iniciam os trabalhos antes e também começam a construir os ninhos em abril e maio. O tempo de construção varia pois depende da oferta de chuvas e de barro — explica o biólogo.
Continua depois da publicidade
Segundo Brito, o joão-de-barro só constrói o ninho em casal. Mesmo que divida a vida com a parceira, os pássaros da espécie são territorialistas, o que significa que o condomínio no semáforo pode não ter moradores nos três andares simultaneamente. Ele explica que o casal inclusive pode ter construído um apartamento em cima do outro.
O biólogo explica que o joão-de-barro não repete o local do ninho em anos consecutivos, e por isso, revezam entre três ou quatro locais, e reformam ninhos antigos.
— É impossivel ter três casais tão perto. Eles são territoriais, provavelmente são ninhos do mesmo casal utilizados em épocas distintas. Geralmente outros bichos aproveitam ninhos abandonados deles também, aves e outros animais — pontua Brito.
E o professor destaca que existe apenas uma maneira de ver se alguma família está visitando ou reformando os ninhos: parar e observar.
Continua depois da publicidade
Veja o condomínio de joão-de-barro no semáforo
Leia também
Acidente envolvendo ônibus do transporte coletivo de Palhoça mata uma pessoa
Ursinhos de pelúcia motivam operação contra pirataria em SC e revelam esquema milionário