A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (13) um homem condenado por abusar sexualmente de uma menina de 12 anos no município de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina. O homem de 35 anos foi condenado em processo judicial, pela prática do crime de estupro de vulnerável no ano de 2019.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Durante a investigação da Polícia Civil, em 2019, o criminoso destruiu seu próprio celular para ocultar as provas do crime. Apesar disso, com as análises da equipe de investigação, foi possível obter imagens do ato de abuso sexual que estavam armazenadas no celular.
As imagens serviram de provas para a condenação do agressor, que pegou dez anos de reclusão. No entanto, apenas nesta segunda-feira o homem foi localizado pela Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAMI) e encaminhado para à Unidade Prisional de Maravilha.
A importância da denúncia
O Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, criado em 1998 com o intuito de prevenir o crime no Estado, recomenda que os filhos sejam orientados a respeito dessa problemática.
Continua depois da publicidade
Além disso, o ambiente familiar precisa ser seguro para os pequenos conversarem sobre esse assunto. Quando o tema deixa de ser um tabu e passa a ser esclarecido, as crianças e adolescentes têm mais chance de saber identificar se estão sendo vítimas de abuso e terão mais segurança para denunciar.
A equipe do NSC Total preparou um infográfico educativo para as famílias ensinarem os filhos sobre as áreas do corpo em que uma criança pode ou não ser tocada. Basta clicar em uma parte do corpo e ver a “Sinalização do Afeto”. Veja o infográfico aqui.
Como pedir ajuda
Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que uma criança ou adolescente está sendo vítima de abuso, violência ou negligência, pode fazer uma denúncia, de forma identificada ou anônima, pelos seguintes canais:
- WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011
- Delegacia virtual: delegaciavirtual.sc.gov.br
- Disque 100 ou através do número 182
- Polícia Militar: 190
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
SC tem 500 casos por mês de abuso sexual infanto-juvenil
SC registra, em média, 13 casos por dia de violência sexual contra crianças e adolescentes
Abuso sexual infantil: veja como reconhecer os sinais e como agir