O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, na manhã desta terça-feira, que acredita que, se houver condenação dos réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), há um risco de o episódio manchar os oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua depois da publicidade

Ao contrário do que espera para a imagem do legado do ex-presidente Lula, FH acha que o mensalão não atinge a presidente Dilma Rousseff.

> Leia notícias de bastidores no blog Mensalão em Julgamento

O ex-presidente participou do Seminário Internacional em Busca da Excelência, promovido pelo Fundo Nacional da Qualidade (FNQ), em São Paulo. Após palestra, FH lembrou que o julgamento do mensalão não “cola” na popularidade da presidente Dilma Rousseff, que continua em alta.

– A razão é óbvia: o povo está achando que ela está direita, contrária às posições antigas do PT – avaliou.

Continua depois da publicidade

Clique aqui

No entanto, o ex-presidente enfatizou que o julgamento do mensalão é um momento importante para o país e que, por essa razão, é preciso que os ministros do STF justifiquem seus votos, seja para condenar ou para absolver os réus.

– Veja a pesquisa (Datafolha): as pessoas estão acompanhando e não acreditam que dê em alguma coisa. ê preciso que dê em alguma coisa. Não estou dizendo ‘condena todo mundo’ ou ‘absolve todo mundo’. ê preciso que dê em um julgamento em que as pessoas entendam as razões pelas quais o juiz condenou ou não – pregou.

> Para ler mais notícias sobre mensalão, clique aqui.