Nesta quinta-feira, o governo federal anunciou o corte de R$ 21,6 bilhões no orçamento de 2009, afetando os concursos públicos, que terão prazos e contratações renegociados. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que os concursos públicos já autorizados para este ano serão mantidos. Os demais, previstos mas ainda não aprovados, serão negociados com os ministérios caso a caso.
Continua depois da publicidade
Nesta categoria ainda não confirmada estão seleções como as da Polícia Federal e da Receita Federal, que estavam previstas para este ano, mas que ainda aguardam autorização do Planejamento. Entretanto, os concursos federais já autorizados pelo Ministério do Planejamento para vagas efetivas no governo federal, e cujos editais devem ser publicados nos próximos meses, somam mais de 6,1 mil vagas.
De acordo com Bernardo, mesmo com a manutenção dos já autorizados, haverá atraso na abertura dos concursos e na posse dos aprovados. O órgão com maior número de vagas efetivas autorizadas é o Ministério da Educação, com 4.116. Destes, 3,8 mil vagas são para universidades federais ou institutos tecnológicos. As informações são do G1.
Veja abaixo uma lista dos concursos autorizados que aguardam edital.
Continua depois da publicidade
Confira mais charges no blog Os Diaristas.