A história se repete. Os mesmos passos que serão dados nesta quinta-feira, às 20h, pelas sete candidatas ao Miss Blumenau 2014 foram feitos há 92 anos por Frieda Zimmermann, primeira Miss Blumenau que se tem registro, e há 45 anos pela mais famosa miss que a cidade já teve: Vera Fischer. O fato é que o tempo passou e com o passar dos anos, os concursos e as pessoas mudaram.

Continua depois da publicidade

A primeira bela mulher reconhecida como “a mulher mais linda de Blumenau” foi eleita pelo público no ano de 1922, aos 25 anos. Quem tem uma curiosa história com Frieda é Sueli Petry. Em 1986, a historiadora teve a oportunidade de conhecer e conversar com a Miss Blumenau 1922. Foi após vasculhar os periódicos da década de 1920 e encontrar a manchete Concurso de Beleza, no semanário O Brazil, de propriedade do Dr. Amadeu da Luz, que o interesse na história surgiu. Sueli conta que Frieda estava lúcida e era uma mulher encantadora.

– Mesmo com idade avançada, aos 89 anos, Frieda ainda rememorava os anos da juventude. O tempo registrou suas marcas na beleza de Frieda, mas os traços e a vivacidade de seus olhos resistiram ao tempo – escreveu a historiadora no material publicado em 1986.

Confira galeria das misses de Blumenau ao longo dos anos:

Continua depois da publicidade

Após o concurso, Frieda colheu bons frutos. O título que a consagrou a primeira Miss Blumenau trouxe alegrias e pretendentes. Em 27 de julho de 1923 casou-se com Alfredo Carvalho, conhecido como Carvalhinho. O aventureiro que ficou conhecido pela façanha de subir as escadarias da antiga igreja matriz de Blumenau em seu Ford 29. No artigo Miss Brasil: Blumenau no Certame da Beleza Nacional, de Rodrigos Ramos, que está nas páginas da revista Blumenau em Cadernos deste mês, o jornalista cita a admiração pela mulher brasileira que existe desde os tempos da colônia.

“O papel da mulher em Blumenau tem expressiva notoriedade, desde a colonização da cidade, em 1850. (…) O primeiro registro de concurso de beleza surge apenas no início dos anos 1920, Frieda foi avaliada nos critérios de beleza física, simpatia e desenvoltura”, descreve na publicação.

Com a marca de Vera Fischer

Consagrada pela beleza e até hoje lembrada com carinho em sua terra natal, após vencer a etapa local Vera Fischer seguiu para a fase estadual e conquistou a faixa e a coroa de Miss Brasil 1969. Na volta para casa, Vera desfilou em um carro ao ar livre e foi recepcionada por fãs e admiradores que lotavam as ruas de Blumenau. O trabalho de conclusão de curso da jornalista Adriana Schimila aborda justamente a exposição das misses nas mídias, cada uma em sua época, e o grande destaque foi dado a Vera, a primeira blumenauense a levar a faixa nacional.

Continua depois da publicidade

– Naquele ano, Blumenau tinha dois jornais impressos, os quais publicaram mais de 30 notas e matérias, cada um, a respeito do título que Vera trouxe para a cidade. Isso prova o quanto a população gostava do assunto. Vera aproveitou todos os holofotes que o título lhe trouxe e buscou permanecer na mídia, pois conforme ela afirmou em sua autobiografia, seu maior objetivo era sair de Blumenau e morar em uma cidade grande – destaca.

>> Sabe tudo sobre misses? Clique aqui e teste seus conhecimentos! <<

Outra figura que ganhou destaque ao conquistar o título nacional em 1975 foi a ituporanguense Ingrid Budag, que preferiu seguir uma vida longe dos holofotes. Além de Ingrid, a blumenauense Isabel Cristina Beduschi, que ficou em segundo lugar no Miss Blumenau 1988 e representou Gaspar na etapa estadual, levou o título nacional. Em 2011 Michelly Bohnen foi a última representante blumenauense a conquistar o título estadual. Há 38 anos o título nacional não é conquistado por uma candidata de Blumenau.

Confira o vídeo feito por Willy Sievert com a coroação de Vera no Miss Blumenau, Miss Santa Catarina e o retorno à cidade após vencer o Miss Brasil:

Continua depois da publicidade

Miss Blumenau 2014 – No Blumenau Norte Shopping, BR-470, km 54, 3000, Salto do Norte. Aberto ao público. Nesta quinta-feira, 20h.