Universitários de Arquitetura e Urbanismo de todo o Estado têm até dia 31 para inscrever trabalhos no 1º Concurso de Estudantes de Ideias de Revitalização da Área Central de Blumenau. O concurso distribuirá R$ 5 mil como premiação. A intenção é reunir visões diferentes do que pode ser feito para valorizar a Rua XV de Novembro e o entorno, tornando esses lugares atrativos e movimentados independente do horário e época do ano. O concurso é uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL), Sebrae e o curso de Arquitetura da Furb.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos devem ter como base os objetivos definidos pelos organizadores. Os principais são priorizar pedestres e ciclistas, valorizar a paisagem do Rio Itajaí-Açu e da Avenida Beira-Rio, usar e criar passagens entre prédios e ampliar o mix comercial, entre outros.
Para Magali Vitorette, presidente do Núcleo de Blumenau do Instituto de Arquitetos do Brasil, concursos como este são ótimas oportunidades para fomentar o debate e relembrar a necessidade de atualização constante dos espaços. O coordenador do Núcleo da XV da CDL, Moisés Affonso, explica que a intenção do concurso é encontrar diferentes possibilidades para tornar a região independente e mais atrativa, enfrentando a concorrência com os shoppings centers. Depois – num período sem prazo certo ainda – será avaliado o que pode ser colocado em prática.
– Nós temos coisas que os shoppings não têm. E temos que valorizar isso. Mas também temos que pensar a longo prazo. Se a prefeitura sair do Centro, os bancos provavelmente vão junto. E aí, como a rua está hoje, ficaria com o movimento comprometido – afirma Affonso.
Continua depois da publicidade
A revitalização dos centros históricos é uma tendência nacional, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb Daniela Pareja, que coordena o concurso com a também professora e arquiteta Cíntia Carla Back. Daniela conta que a Rua XV e a região fazem parte da história da cidade, tendo potencial paisagístico, arquitetônico, comercial, cultural e turístico, além das condições de oferecer lazer. O que se deve buscar são meios para valorizar esses potenciais. O concurso teve origem em um estudo interdisciplinar do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb.
– Com o tempo, perdeu-se o vínculo com a Rua XV. Precisamos encontrar meios de mudar o caráter da rua, tornando um lugar que as pessoas querem estar, criando circuitos de lazer e de cultura. Com isso também é preciso repensar um novo tipo de comércio – avalia Daniela.
Os três trabalhos vencedores serão conhecidos dia 22 de setembro, durante o Primavera na XV. A primeira edição do evento, que pretende entrar para o calendário da cidade, coincide com o Dia Sem Carro e vai levar à rua atividades de lazer, cultura e ações sociais.
Continua depois da publicidade
Inscrições
1º Concurso de Estudantes de Ideias de Revitalização da Área Central de Blumenau – podem participar equipes formadas por estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo de todo o Estado. Inscrições abertas até 31 de agosto. Informações no site do concursos.