Nesta quinta-feira (9), o município de São Joaquim, conhecido como a “Capital Nacional da Maçã”, sediou o 2º Concurso Nacional de Qualidade da Maçã Fuji da região. O evento aconteceu na sede da Epagri com a participação de 43 fruticultores inscritos, que apresentaram mais de 70 lotes para serem avaliados por um júri especializado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Apesar dos desafios climáticos, a qualidade da maçã Fuji da região se mantém excepcional. Por isso, comparado ao ano anterior, o concurso deste ano registrou um aumento significativo no número de inscritos, um reflexo do engajamento da Associação dos Produtores de Maçã (AMAP) — afirmou Rafael Vieira Grillo, presidente da AMAP.

Lages já mandou mais de 500 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul

Rafael explica que neste concurso os fruticultores competem em três categorias: Fuji, Fuji Suprema, Fuji Mishima e a maçã Fuji mais pesada.

Continua depois da publicidade

— Com a realização deste concurso, o setor agrícola de São Joaquim reafirma seu papel como um dos principais produtores de maçã Fuji do país, celebrando a qualidade e a excelência dos frutos cultivados na região, oferecendo mais de 15 mil reais em prêmios — disse.

Associação de Lages arrecada insumos para diabéticos atingidos pela enchente no RS

A comissão julgadora foi composta por engenheiros agrônomos especializados em fruticultura de clima temperado, garantindo a imparcialidade e a expertise na avaliação dos lotes. Após um dia repleto de expectativas e análises minuciosas, o tão aguardado resultado foi anunciado.

— Esses resultados destacam não apenas a qualidade dos frutos produzidos em São Joaquim, mas também o talento e o trabalho árduo dos fruticultores locais. Com este concurso, reafirmamos nossa posição como o principal produtor de maçã Fuji do país, celebrando a excelência e o sabor inigualável dos frutos cultivados nesta região — conclui Rafael.

Confira os vencedores

Categoria Fuji Mishima

  • Fumio Hiragami;
  • Simeão Pereira;
  • Roberto Carlos Pereira.

Categoria Fuji Suprema

  • Fumio Hiragami;
  • Peterson Pereira Padilha;
  • Lucas Mateus Rodrigues.

Categoria Fuji Standard

  • Geferson Pereira Padilha;
  • Peterson Pereira Padilha;
  • Roberto Luciano Macedo.

Maçã Fuji mais pesada

  • Lindonir Macedo, com uma maçã impressionante de 538 gramas.

Os lotes premiados serão exibidos durante a 24º Festa Nacional da Maçã, em setembro de 2024, e posteriormente doados para instituições de caridade, fortalecendo ainda mais os laços com a comunidade de São Joaquim.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da Maçã Fuji

Leia mais

A história da pequena cidade de SC que foi submersa para construção de usina

Como foi a operação de resgate do cavalo que estava ilhado em Canoas