O vigilante Sérgio Luis Gonçalves Furtado, 45 anos, faz mais do que trabalhar com segurança: ele também transforma em poesia quase tudo o que vê pelas ruas. Sempre que sai de casa, no Bairro São João, papel e caneta são itens obrigatórios nas mãos do gaúcho que morou durante 25 anos no Rio de Janeiro e há dois escolheu Itajaí para viver.

Continua depois da publicidade

A partir desta quinta-feira, o sonho de lançar um livro, que vem desde a infância, começa a se realizar com a abertura do edital do concurso Meu Primeiro Livro, da Fundação Cultural de Itajaí. O projeto vai premiar até oito escritores que não tenham publicado nenhuma obra nas categorias crônica, conto, poesia, novela, romance, culinária, história e teatro.

– Só o fato de participar do concurso já é a realização de um sonho. Estou igual pai de primeira viagem, mal posso esperar o meu primeiro livro chegar – diz Sérgio.

O vigilante-escritor começou a se interessar pela literatura aos 12 anos, justamente pela dificuldade com a língua portuguesa. Ele lembra que na época uma professora deu para a turma a letra em inglês de uma música, e os alunos tinham que repassar para o papel as impressões de cada um.

– Eu era péssimo em redação. Fiz e refiz várias vezes o texto, e sempre a professora dizia que precisava melhorar. Dessa insistência dela nasceu minha vontade de ser escritor – conta.

Continua depois da publicidade

Reunindo poesias feitas ao longo de vários anos, Sérgio vai inscrever o livro Partes de Mim no projeto da Fundação Cultural. Todas as poesias são de autoria própria, e já há inclusive material para uma segunda obra. O interesse em editar e publicar textos era antigo, mas as condições financeiras sempre atrapalharam os planos do vigilante. Com orientação de uma amiga, ele procurou o caminho dos projetos de incentivo à cultura e quer aproveitar a chance para ampliar os horizontes de seu trabalho.

– Poder participar já é uma vitória. É uma oportunidade que abre outras oportunidades. Quem tem conhecimento, pode até utilizar esses poemas pra fazer música – observa.

Inscrições

O edital do concurso será publicado na edição desta quinta-feira do Jornal do Município, e o período de inscrições vai de 17 de setembro a 1º de outubro. Para participar, basta ter mais de 18 anos, residir em Itajaí há no mínimo dois anos e não ter nenhuma obra publicada. Cada pessoa pode inscrever apenas um projeto por categoria, sendo que cada proposta vencedora receberá R$ 5 mil.

A documentação necessária deverá ser entregue na Fundação Cultural, localizada na Rua Lauro Muller, 53, no Centro, em horário comercial. Os critérios para julgamento são: qualidade técnica da obra, vinculação com cotidiano e à cultura da cidade, característica inovadoras, linguagem e formato.

Continua depois da publicidade

As regras estão disponíveis no site da prefeitura de Itajaí.