E a 16º Fenaostra está guardando uma surpresa para o dia do encerramento: o nome dos ganhadores do concurso gastronômico nas categorias profissional e estudante. Três duplas, representantes de restaurantes da ilha, disputaram a prova, realizada nesta quinta-feira, 17, que consistia na apresentação de uma entrada e um prato principal a base de ostra. Cada equipe tinha uma hora para preparar a entrada e mais trinta minutos para o prato principal.
Continua depois da publicidade
O júri era composto por representantes do Ifsc, Senac, Unisul, Estácio e pelo professor Angel Morúa, de Hondarribia.
Os pratos
A equipe do restaurante Cantina da Freguesia preparou uma entrada de arroz negro com tomilho e ostras marinadas e, como prato principal, um talharim ao molho de ostras.
Continua depois da publicidade
Arroz negro com tomilho e ostras marinadas
Os representantes do Villas Café, que fica em Jurerê, prepararam um canapé frio de ostra marinada com ova de tainha e um escondidinho de ostra com alga marinha no leite de coco.
Canapé de ostra
Já o Freguesia Oyster bar, localizado em Santo Antônio de Lisboa, de entrada, apresentou um ceviche de ostras e, em seguida, o Vulcan.
Ceviche de ostras
Todos os pratos foram especialmente criados para o concurso e entrarão no cardápio dos restaurantes após a competição.
Continua depois da publicidade
O prêmio para o vencedor será a participação no IV Foro Hondarribia de los Patrimonios, em março de 2016, na Espanha.
– Todo ano uma cidade gastronômica da Unesco para conhecer a culinária basca – explicou o professor Angel.
No ano passado, Florianópolis passou a fazer parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. No Brasil, somente duas capitais fazem parte deste grupo, Florianópolis como capital gastronômica e Curitiba, na categoria Design.
Continua depois da publicidade