De um total de quase quatro mil adolescentes de 40 escolas joinvilenses, e de etapas classificatórias que duraram quatro meses, apenas 11 resistiram até a grande final. E o trabalho não foi fácil. Eles precisaram pesquisar, se informar, escrever textos, e o mais importante, treinar muito seu depoimento em frente ao espelho.

Continua depois da publicidade

Nesta terça, dia 30, às 9 horas, ocorre a final do Concurso de Oratória nas Escolas 2012, organizado pelo Junior Chamber International (JCI) de Joinville. O evento será realizado na Mitra Diocesana. O melhor orador e sua professora orientadora levarão para casa um notebook.

Este ano, o tema do concurso é “Cooperativismo: Construindo um Mundo Melhor”. Os participantes tem de três a cinco minutos para discorrer sobre o assunto. A ideia é fazer o jovem pesquisar sobre o mundo em que vive e trazer possíveis soluções aos atuais problemas.

– O objetivo é fazer com que os adolescentes pesquisem sobre temas educacionais, sociais e ambientais. Queremos que eles reflitam, criem opinião e conscientização -, explicou o presidente da JCI em Joinville, Mikael Moraes e Silva.

Continua depois da publicidade

Os alunos interessados participaram de seleções internas nas escolas. Eles foram avaliados pela postura, a forma que abordaram o tema e a clareza. Os escolhidos de cada uma das 40 unidades ganharam um curso de oratória com a coaching Lena Souza.

Após as dicas valiosas, as escolas foram divididas em regiões da cidade, e por fim, foram selecionados 11 adolescentes para a final nesta terça, na Mitra. Toda as escolas que tiveram adolescentes selecionados, ganharão um ônibus para transportar alunos para torcer pelo seu candidato.

– O concurso realmente transforma as crianças. Elas podem não sentir agora o efeito de uma boa oratória. Mais tarde elas vão perceber como isso melhora a comunicação dela com as pessoas, sua autoestima e até o desempenho escolar e familiar -, garantiu o presidente da JCI.

Continua depois da publicidade

O concurso de oratória já está garantido para o ano que vem, e a princípio, o tema será como combater a corrupção. Se você está interessado em participar, vá pensando em um depoimento desde já.

Prêmios

1º lugar: Notebook

2º e 3º: Ipod

As escolas dos campeões: troféu

Todos os finalistas ganham um certificado

Os finalistas de 2012

Amanda Cristina de Avila, 13 anos

Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira

Ana Carolina da Rosa, 13 anos

Escola Municipal Karin Barkemeyer

Ana Carolina Schlogl, 13 anos

Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

Cláudio Martins de Mendonça Neto, 13 anos

Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara

Elizama Zanatto de Godin, 13 anos

Escola Municipal Honório Saldo

Gislaine dos Santos Hofmann, 13 anos

Escola Municipal Abdon Batista

Larissa Cani, 13 anos

Escola Estadual Professora Jandira D’Avila

Luana Borba Coelho Jakudovski, 13 anos

Escola Estadual Maestro Francisco Manoel da Silva

Rafaela Fernandes, 13 anos

Escola Estadual Maria Amin Ghanen

Stefani Ziehlsdorff de Souza, 15 anos

Escola Municipal Arinor Vogelsanger

Tainá Schlickmann Lock, 13 anos

Escola Municipal Saul Sant’Anna de Oliveira Dias.