Você já comeu sushi e lambe-lambe de berbigão? Esses pratos diferentes estão entre os apresentados no tradicional concurso culinário, realizado na festa do Berbigão do Boca, evento que abre o Carnaval de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Para o público, a disputa é divertida, e para os cozinheiros é coisa, mesmo que irreverente, muito séria. O concurso é realizado há oito anos. Maurício Amorim é quem organiza a grande cozinha instalada ao lado do Mercado Público.

– É para mostrar a cultura gastronômica da cidade e, é claro, também é um momento de muita alegria – observa Amorim, que, brincando, se diz empregado sem remuneração do Berbigão.

O sushiman Zé Cicero da Silva preparou o sushi de um dos frutos do mar mais tradicionais da Ilha.

Continua depois da publicidade

– É muito simples. Fiz o molho com cebolinha verde e creem cheese – conta o segredo.

Também participaram cozinheiros amadores. O eletricitário José Carlos Dutra criou o lambe-lambe de berbigão, semelhante ao tradicional, feito com marisco.

– O berbigão é colocado com casca dentro da panela com arroz e o molho vai entrando a medida que as conchas vão se abrindo. É lambe-lambe mesmo, para lamber os dedos – explica Dutra, que aos fins de semana costuma assumir a cozinha de sua casa em Florianópolis.

Nesta edição houve 11 participantes. A avaliação dos jurados começou agora, com três professores do Senac e três jurados escolhidos pela direção do Berbigão. Os cozinheiros também precisam agradar populares para receber o troféu. As receitas desse ano logo poderão ser acessadas pelo site do Berbigão do Boca. As dos anos anteriores já podem ser conferidas.

Continua depois da publicidade