O Instituto Joinvilense da Cerveja realiza neste sábado, a partir das 11 horas, um concurso de cervejas artesanais na Sociedade Lírica Joinvilense (Rua Max Colin, 1483). Cerca de 120 receitas de todo o País serão analisadas por sete sommeliers, que julgarão aspectos como sabor, textura, aroma, cor, corpo e espuma das bebidas.

Continua depois da publicidade

O autor da receita vencedora será contemplado com um passaporte para a Brau Beviale, uma das principais feiras da cerveja no mundo, que ocorre em Nuremberg, na Alemanha, em novembro.

O evento é aberto ao público geral, mas as bebidas competidoras não estarão à disposição para degustação. Mas os amantes de uma boa cerveja não irão passar sede.

De acordo com Dorval Campos Neto, um dos fundadores do instituto e idealizador do concurso, haverá o Bier Day, uma espécie de mini-festival no local, com a participação de sete cervejarias. Elas vão oferecer cerca de 30 tipos de cerveja.

Continua depois da publicidade

A ideia de premiar a melhor cerveja artesanal da região, conta Campos Neto, surgiu de um encontro com os proprietários da maltaria alemã Weyermann durante o Festival Brasileira da Cerveja, que ocorreu em março, em Blumenau.

De acordo com ele, os alemães se impressionaram com a criatividade dos brasileiros na produção de diferentes variações da bebida. Dos 120 inscritos no concurso, cerca de 30% são de Joinville, estima Dorval. Outros 30% das receitas vieram de cervejeiros catarinenses e 40%, do restante do País.