O resultado dos recursos apresentados pelos candidatos que reprovaram na avaliação psicotécnica do concurso para soldado da Polícia Militar de Santa Catarina deve ser divulgado na próxima semana. Essa é a expectativa do coordenador do processo seletivo, coronel Luciano Pinho.

Continua depois da publicidade

Aplicado no dia 8 de setembro, o teste considerou que aproximadamente 40% dos candidatos são inaptos para a vaga, o que gerou uma série de manifestações por parte dos concorrentes, movimentou o Conselho Regional de Psicologia de SC e chegou a virar pauta na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Segundo o coronel Pinho, o resultado dos recursos deve ser enviado dentro de uma semana para a Polícia Militar. Quem avalia as reivindicações é a Incab, banca responsável pela aplicação dos testes – escrito e psicológico.

— Não há um prazo definido para a divulgação. Há uma expectativa. E assim que tivermos em mãos os resultados, publicamos novo edital no painel do candidato e, também, no nosso site — explicou.

O coronel acredita que alguns pedidos formulados em recurso possam ser deferidos pela banca e garante que ninguém será prejudicado com o andamento da seleção:

Continua depois da publicidade

— Para os candidatos que passarem, através do recurso psicológico, abriremos edital específico para a avaliação do toxicológico — adiantou.

Com a publicação de novo edital, a fase é considerada tecnicamente encerrada, de acordo com o coordenador do processo. Alguns candidatos, entretanto, já anteciparam que vão buscar judicialmente uma reavaliação, em caso de indeferimento:

— A ideia da maioria das pessoas que aguarda pelo resultado é a seguinte: já cheguei até aqui e gastei tudo o que podia, agora vou até o fim — comentou um candidato que preferiu não se identificar, mas que integra comitiva criada pelos concorrentes não classificados na segunda fase.

A Incab foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o momento.

Próximas etapas

A fase seguinte ao teste psicológico é a toxicológica, que ocorre de forma independente: cada candidato aprovado na fase anterior busca um laboratório certificado no edital e realiza o exame. Em seguida, entrega à comissão de Santa Catarina. Nesta fase também cabe recurso.

Continua depois da publicidade

— Alguma pessoa pode ter tomado remédios por recomendação médica ou passado por alguma cirurgia. Esses podem buscar documentos que atestem o uso do medicamento na fase de recurso e podem refazer o exame — explicou o coronel.

A conclusão do processo ocorre com a entrega de documentos, que está prevista para ocorrer no início de dezembro.

up
Primeira turma deve estar pronta para atuar nas ruas em setembro de 2020 (Foto: Felipe Carneiro/DC)

Curso de formação

Com autorização do governo do Estado, 500 soldados devem se formar em 2020. Em dezembro, assim que a documentação completa é entregue, a primeira turma deve ser chamada para formação. A segunda turma fica para 2021.

Serão cerca de 30 dias para ambientação, segundo o coronel Pinho. As aulas devem ter início já em janeiro e duração de nove meses no máximo. Se o calendário for cumprido sem alterações, os novos soldados passam a atuar nas ruas de Santa Catarina em setembro.

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.