A competição com novos dispositivos, o aumento dos preços e o desaquecimento do consumo reduziram em 15% o volume das vendas de computadores no primeiro trimestre deste ano no Brasil, segundo levantamento da consultoria IT Data informado com exclusividade ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Broadcast. Apesar da queda do volume, fontes do setor afirmam que as fabricantes multinacionais estão repassando a alta dos custos aos preços no varejo. A estimativa é de que os preços dos computadores subiram entre 10% e 15% desde o final do ano passado.

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O movimento brasileiro segue uma tendência mundial de queda das vendas de computadores. Com dispositivos móveis como tablets e smartphones desempenhando funções semelhantes e a preços cada vez menores, o consumidor está deixando de lado os computadores, sejam desktops (de mesa) ou notebooks, como produto de entrada ou complementar no mundo tecnológico.

– Poucas são as categorias em que o consumidor mergulha de cabeça cada vez que surge um novo produto – afirma Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em bens de consumo.

A mudança do perfil de consumo não chega a ser novidade. O que mudou foi a postura das multinacionais fabricantes de computadores. Após espremerem as margens, acirrando a competição no mercado brasileiro via redução dos preços, as maiores empresas estrangeiras do setor passaram a elevá-los, repassando o aumento dos insumos e a valorização do dólar às máquinas vendidas no varejo. Segundo fontes do setor, praticamente todas as multinacionais fecharam o ano de 2012 com prejuízo nas operações brasileiras, mesmo este sendo um dos únicos mercados globais com aumento das vendas.

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