Os bons tempos da equipe da Sadia, tricampeã estadual no início da década de 1990, estão de volta com o Concórdia. Liderados pelo técnico Sergio Schiochet, o Serginho Bigode, o time da Associação Concordiense de Futsal tem dois objetivos na temporada: ficar entre os quatro melhores da Liga Futsal e conquistar o título catarinense.

Continua depois da publicidade

O primeiro objetivo está próximo e o segundo, na metade do caminho. Primeira equipe catarinense a se classificar às quartas de final da Liga Futsal, o Concórdia vai encarar o tradicional time de Carlos Barbosa (RS) no mata-mata da principal competição nacional, com a chance de decidir a vaga para a semifinal em casa. No Estadual, o time goleou Jaraguá por 6 a 2 na abertura da segunda fase do turno.

De acordo com o ex-jogador e técnico da extinta Sadia e atual gerente de futsal do Concórdia, Artêmio Artifon, o segredo da equipe na atual temporada foi “acertar nas contratações”.

– Nosso orçamento é reduzido em relação as outras equipes e os dois primeiros anos da Liga foram de aprendizado. Este ano, a diretoria fez um bom trabalho, trouxemos atletas experientes e apostamos em novos atletas da região, que sempre rica na formação – explica.

Continua depois da publicidade

O grupo é mesclado com a experiência dos alas Marquinhos e Felipe, dos fixos Paludo e Rafinha e do goleiro Gian, com a juventude do artilheiro Dé e do fixo Biel e do pivô Pito. Todos estão sob o comando de Serginho Bigode, 53 anos, ex-fixo campeão do mundo com o Brasil em 1992.

– O Serginho tem uma história muito grande no futsal. Além da quadra, ele nos ajuda muito fora dela, pois tem muito respaldo. Como não temos um grande patrocinador, a gente conta com um pouco dessa história dele também – explica Artêmio.

Com dois objetivos tão próximos, a equipe terá que dividir as atenções até o final do ano. O próximo compromisso será pelo Catarinense, no jogo da volta, contra o Jaraguá, dia 16 de setembro. Cinco dias depois, dia 21, começa a decisão pela Liga Futsal, na Serra gaúcha.

Continua depois da publicidade

– Carlos Barbosa (ACBF) é o favorito, mas nós achamos que podemos equilibrar lá para decidir em casa, com apoio do torcedor – afirma, Artêmio.

Para lembrar

O futsal de Concórdia ganhou notoriedade do início dos anos 1980, quando a Sadia apostou na modalidade. Chamado SER Sadia, o clube contava com atletas/funcionários, que trabalhavam na empresa e também jogavam. Os resultados demoraram a aparecer, mas a rivalidade contra a Perdigão, de Videira, surgiu e ganhou espaço.

O primeiro título estadual veio em 1990, diante da rival, que tinha jogadores como Ike, Jackson, Mauro Brasília. Além do tricampeonato estadual (90/92 e 93), a equipe também conquistou quatro títulos de Jogos Abertos, e de 1986 a 1994, esteve em todas as finais de estaduais e Jasc. Entre os jogadores que passaram pelo time estão os goleiros Bagé e Léo, os fixos Gil, Serginho, os alas Manta, Xavantina, Marquinho e Brequinha, e os pivôes Katinski e Edésio.

Continua depois da publicidade

Trio catarinense na briga

Os primeiros confrontos das quartas de final da Liga Futsal estão marcados para os dias 14, 16, 21 e 23 de setembro. Os classificados para a semifinal serão conhecidos nos jogos de volta, marcados para os dias 28 e 30 de setembro, e 5 e 7 de outubro.

Além do Concórdia, Jaraguá e Krona são as outras equipes classificadas para as quartas de final. Com o segundo melhor aproveitamento do Grupo C, a equipe de Jaraguá é a primeira a entrar em quadra, diante do Corinthians, primeiro lugar do grupo B, no próximo dia 14, às 13h30min, na Arena Jaraguá.

Já o Krona vai ao interior do Paraná enfrentar o Copagril, segundo colocado do grupo D, no próximo dia 16, e também tem a chance de decidir a vaga em casa, como o Concórdia.

Continua depois da publicidade