A Secretaria de Serviços Urbanos de Blumenau transferiu para sábado a conclusão do conserto da cabeceira da Ponte Adolfo Konder, que liga os bairros Ponta Aguda e Centro. O acesso à travessia cedeu na noite de sexta-feira e resultou na interdição da passagem na madrugada e início da tarde do último sábado. Os reparos começaram ainda na sexta e seriam finalizados inicialmente na manhã desta terça, mas foram remarcados pela possibilidade de chuva e pelos possíveis impactos no trânsito.
Continua depois da publicidade
:: Buraco na cabeceira força interdição da Ponte Adolfo Konder, em Blumenau ::
A expectativa é de que a segunda parte do conserto seja feita das 14h às 17h de sábado. Nesse horário, a passagem pela ponte ficará em meia pista, no sistema “siga-pare”. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o problema ocorreu por causa de uma infiltração que fez com que o material que ficava sob a cabeceira fosse levado pela chuva e pelo rio Itajaí-Açu. Entre sexta e sábado, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalhou na colocação de 30 metros cúbicos de pedra rachão, considerado mais resistente que o material que estava no local anteriormente, semelhante a areia.
No próximo sábado deve ser realizada apenas a recomposição asfáltica da parte em que foi feita a intervenção. A secretaria acredita que os reparos realizados já devem garantir segurança à passagem do local, mas promete monitorar o trânsito durante a semana para identificar possíveis problemas. A expectativa é de que tráfego intenso da semana ajude na compactação do material colocado. Uma eventual necessidade de outras obras no local ainda deve ser avaliada por técnicos esta semana.
– O problema ocorreu por um somatório de fatores. Não se descarta uma possível interferência da vibração e da passagem dos caminhões da obra de recuperação da margem esquerda, mas as constantes chuvas e as próprias condições daquela margem, que já sofre desde 2008, também influenciam. O mais importante é que a estrutura da ponte não sofreu qualquer prejuízo – ressalta o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen.
Continua depois da publicidade
A orientação aos motoristas que estiverem na Avenida Beira-Rio é que utilizem a Ponte de Ferro para chegar ao bairro Ponta Aguda. Os motoristas que estiverem no bairro Ponta Aguda e quiserem chegar à Beira-Rio podem utilizar a Rua Itajaí como rota alternativa.