Na manhã desta sexta-feira (2), bombeiros instalaram uma chaminé na Capela Sistina, no Vaticano. Ela será utilizada para queimar as cédulas do conclave que elegerão o sucessor do papa Francisco, a partir de quarta-feira da próxima semana (7).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Isso marca o início dos preparativos para a escolha do sucessor do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Fumaça preta significará que não há decisão, enquanto a branca anunciará que o 267º papa foi eleito.

Conclave em detalhes: veja como funciona a eleição do novo papa

Relembre o velório do papa Francisco

Continua depois da publicidade

A reunião secreta dos cardeais da Igreja Católica, o conclave, está marcada para começar na próxima quarta-feira (7). Desde o dia 28 de abril, a Capela Sistina está fechada para visitação para dar início às preparações necessárias.

Os bombeiros avistados na manhã desta sexta (2) fixaram o cano cor de ferrugem acima das telhas de terracota do telhado da Capela Sistina do século XV.

Da Praça São Pedro, a chaminé é totalmente visível. É de costume que milhares de pessoas se reúnam durante o conclave para ver como a votação secreta está progredindo.

Francisco era papa desde 2013, e foi o primeiro pontífice da América Latina. Cerca de 133 cardeais votarão para escolher o sucessor, sendo que 80% deles foram nomeados pelo próprio Francisco.

Continua depois da publicidade

Os dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, chegaram ao fim no segundo dia de votação.

*Com informações de g1 e CNN Brasil

**Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Quem é Pietro Parolin, um dos cardeais apontados como favorito no conclave

Quem são os 135 cardeais que participarão do conclave para eleger o novo papa

Conheça os perfis dos cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco