Dezenas de conchas apareceram na faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú nesta sexta-feira (22). De acordo com a professora do curso de oceanografia da Univali, Mayara Beltrão, pelas imagens tudo indica se tratar da espécie Tivela mactroides, também conhecida popularmente como berbigão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da região pelo nosso canal do WhatsApp
Segundo a especialista, a presença do molusco é comum na cidade há pelo menos duas décadas. A afirmação corrobora a informação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com a prefeitura, as aparições já ocorriam na Praia Central antes do alargamento da faixa de areia, em 2021.
“O volume grande da chuva levou os moluscos para areia. Isso é recorrente, quando chove em grande quantidade como está ocorrendo agora”, afirmou a administração municipal. O fato, porém, surpreendeu o professor de ecologia e oceanografia da UFSC, Paulo Horta:
— Precisa ser avaliado se estamos tratando de um evento de mortalidade em massa. Não é normal ter mortalidade. Essa espécie ocupa áreas submersas adjacentes e não a faixa de areia.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Obras de Balneário Camboriú removeu os berbigões da faixa de areia.
Veja fotos da aparição nesta sexta-feira
Leia mais
Prefeita de Trombudo Central recebe alta médica após dois meses internada
Gravação de megaprodução da Netflix vai fechar avenida mais famosa de Balneário Camboriú