O último mês com IPI zero nos carros novos levou as concessionárias de SC a venderem 26,8% mais automóveis em dezembro do que no mês anterior. No ano, a redução do imposto garantiu um aumento nas vendas de carros de 9,25%, comparado com 2011.
Continua depois da publicidade
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Regional (Fenabrave-SC) divulgou, ontem, que as concessionárias do Estado comercializaram quase 16 mil carros de passeio no mês passado, um crescimento de 1,18% em relação a dezembro de 2011.
Somados todos os veículos vendidos no Estado, incluindo comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, reboques e tratores, SC acrescentou 26,6 mil unidades à frota em dezembro, aumento de 19,68% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, foram comercializados 272,1 mil veículos, uma queda de 0,33% em relação ao total vendido em 2011.
As vendas realizadas em SC no último mês de 2012 superaram o resultado nacional, que apresentou a evolução de 14,32% no mesmo período. De acordo com a Fenabrave-SC, a prorrogação da redução do IPI para a venda de carros novos foi um dos principais motivos pela movimentação do setor.
Continua depois da publicidade
Entre as regiões do Estado, a Grande Florianópolis registrou o maior crescimento nas vendas, tanto de automóveis (+ 39,3% em relação a novembro) quanto na comercialização total de veículos (+ 33%). No número absoluto de novos veículos comercializados, destaque para o Vale do Itajaí, que colocou 6,7 mil veículos em circulação em dezembro.
No acumulado do ano, das seis regiões do Estado, quatro registraram melhora nas vendas, se comparado com 2011. O Planalto Serrano foi o que conseguiu a maior evolução (+ 4,32%). Tiveram redução as regiões Norte e Sul. A frota circulante de SC registrou, em dezembro, um total de 3.942.263 veículos.
