A assessoria de imprensa da concessionária América Latina Logística (ALL) informou que não irá abrir sindicância para apurar os acidentes envolvendo denúncias de “surfe ferroviário” em Jaraguá do Sul porque não há nenhum registro sobre as ocorrências.
Continua depois da publicidade
A empresa informou que o trem não parou porque o maquinista não teria percebido o acidente. Segundo a ALL, no horário que as ocorrências foram registrados, a composição ia de São Francisco do Sul para Rio Negro, no Paraná, com cerca de 70 vagões.
A empresa também informou que realiza campanhas frequentes para evitar o surfe ferroviário, com palestras nas escolas e orientação aos jovens que circulam perto da ferrovia.
A ALL conta com uma empresa de segurança que fiscaliza a malha ferroviária 24 horas por dia. Quando alguma irregularidade é flagrada, a parada do trem é solicitada pelo centro de controle de tráfego.
Continua depois da publicidade
A ALL também disponibiliza o telefone 0800-701-7555 para denúncias, 24 horas por dia. De acordo com a concessionária, neste ano foi registrado apenas um caso de atropelamento com suspeita de prática de surfe na região Sul do país. O acidente ocorreu em Mandaguari (PR), em maio.
Na semana passada, câmeras da Central de Emergência da Polícia Militar de Joinville captaram o momento em que duas pessoas se equilibram em cima dos vagões em um cruzamento da rua Monsenhor Gercino, no bairro Itaum.